Como criar um currículo atrativo para se destacar no mercado Europeu?

O mercado de trabalho está mais competitivo que nunca e isso é inegável. Quantas vezes ficou sem resposta depois de enviar um curriculo? Muitas? Pois, não está sozinho. Muitos desses curriculos não chegaram sequer a ser vistos e outros foram vistos e ignorados. Não há nada que possa fazer sobre os curriculos que não foram vistos, mas há algo que pode fazer no que concerne aos que foram vistos e ignorados – pode melhor o seu cv.

Dado o grande número de candidaturas que precisam de analisar, a sua deve primeiro chamar a sua atenção e, em seguida, inspirá-los a aprender mais sobre si, a sua experiência e as suas qualidades como colaborador. Ter credenciais impressionantes não será suficiente.

Como os recrutadores gastam em média sete segundos a rever um cv, também precisa de apresentar a sua candidatura de uma forma que o diferencie visualmente. Para o ajudar, aqui estão dicas e truques que pode aplicar para aprender a criar cv online visualmente apelativo que se destaque dos demais, num mercado cada vez mais competitivo – o Europeu.

Comece forte com um resumo poderoso

O resumo da sua carreira, também chamado de título do curriculo, é o gancho com o qual atrai a atenção do recrutador. Descreve experiências de trabalho, competências e conquistas relevantes que sabe que são importantes para o seu futuro empregador.

Seja eficaz e direto. O tempo dos recrutadores é valioso. Por isso, objetividade é tudo. Os recém-licenciados também devem incluir esta secção no seu curriculum. Ignore as experiência e foque em tudo aquilo que conquistou. É isso que lhes interessa.

Pense em qualidade e quantidade

A forma mais rápida e concreta de apresentar as suas competências para o cargo que procura é utilizar números e estatísticas que quantifiquem as suas conquistas profissionais. Quanto aumentou a base de clientes do seu antigo empregador como resultado dos seus esforços? Quantos leads gerou? Quanta poupança fez a empresa graças ao que conseguiu implementar?

Além de acrescentar credibilidade a um curriculo, os empregadores esperam agora que os candidatos incluam informações quantitativas nas suas candidaturas. Para dar mais impacto aos números, apresente-os com verbos de ação: desenvolver, aumentar, gerar, etc. Inclua também os passos específicos que executou para atingir esses números.

Venda as suas habilidades

As habilidades podem ser suaves ou técnicas; a maioria dos empregadores procura uma combinação de ambos. Liste competências específicas que podem fazer com que um currículo se destaque da multidão.

Claro que, dependendo da oferta de emprego, deve mencionar as suas competências técnicas e sociais relevantes para mostrar a sua compatibilidade com o cargo que procura. Certifique-se de analisar o anúncio de emprego em busca de elementos-chave específicos que os empregadores esperam dos candidatos e de os incluir no seu currículo.

Dê aos empregadores uma forma de aprender mais sobre si

Sabemos que ser conciso é importante para atrair o interesse dos recrutadores. No entanto, isso não significa que deva privar-se omitindo algumas das suas experiências profissionais por esse simples motivo.

Contorne este dilema incluindo links para o seu portfólio online, website e conta do LinkedIn na sua aplicação. Desta forma, se tiverem curiosidade em saber mais sobre si, terão mais conteúdo para navegar e avaliar.

Isto é especialmente útil se tiver talento criativo, como escritor ou designer gráfico. Criar um currículo ou portfólio online visualmente apelativo não só fornece informações importantes aos responsáveis ​​pela contratação, como também é uma oportunidade para mostrar as suas capacidades criativas e organizacionais.

Destaque a sua capacidade de aprendizagem

Cada caso é um caso. Se for um recém-licenciado, a sua formação académica deve constar porque, naturalmente, ainda não terá muitas coisas a destacar. Fez uma formação em inglês? Boa! Inclua isso. Fez uma formação extra em Adobe Photoshop? Pronto, inclua isso também.

Já está numa fase mais avançada da carreira? Depende do que fez. Se fez um workshop em ioga, talvez isso seja fantástico para a sua saúde, mas será relevante para o recrutador? Talvez não. Se, por outro lado apostou forte numa formação em SEO e está a candidatar-se a uma vaga de digital marketing, então é evidente que isso deve ser destacado.

Sabia que as organizações têm que obrigatoriamente de lhe dar formação? Muitas vezes destacar as formações mostram algo que, por vezes, pode estar subentendido. A sua vontade aprender. Ninguém quer contratar uma pessoa estagnada. Se incluir formações e workshops no seu cv, o recrutador vai pensar: “Boa, alguém que vem com vontade de aprender.”

Descreva o seu percurso profissional mesmo fora do mundo profissional

Sinta-se à vontade para incluir passatempos e interesses que sejam relevantes para o emprego a que se candidata. Por exemplo, se estiver a estudar uma segunda ou terceira língua, mencionar isso pode dar aos recrutadores a ideia de que pode ser uma boa opção quando a empresa se expandir para o estrangeiro.

As experiências de voluntariado também são úteis, sobretudo para quem entra no mercado de trabalho. Os recém-licenciados podem incluir estas experiências e atividades extracurriculares no seu currículo para traçar uma imagem mais clara da sua personalidade, pontos fortes e interesses.

Tenha orgulho nas suas realizações

Não hesite em destacar os prémios que recebeu nas suas empresas anteriores ou ao longo da sua carreira académica. Os prémios ganhos em concursos são também ótimos complementos ao seu currículo, desde que estejam relacionados com a sua área. Os recrutadores ficarão impressionados ao ver mais provas da capacidade de um candidato na sua área e da dedicação à excelência.

Apresente-se com confiança e profissionalismo

O currículo de um candidato é a primeira forma de causar uma impressão favorável nos potenciais empregadores. É por isso que é importante pensar no tom que utiliza no seu currículo e na sua carta de apresentação.

Ter confiança ao apresentar a sua experiência profissional demonstrará aos recrutadores que está pronto para assumir as responsabilidades do cargo que pretende. Faça-o apresentando as suas competências e conquistas com voz ativa: “Eu supervisionei…”, “Eu criei…”, “Eu melhorei…”.

Evite também frases incertas que prejudiquem a sua autoridade. É melhor quantificar as suas contribuições profissionais do que utilizar palavras vagas como “alguns”, “alguns” e “um número”.

Edite o seu cv para se destacar num sistema de rastreio de candidatos

Para ajudar a filtrar uma média de 250 candidatos para um anúncio de emprego corporativo, muitos recrutadores contam agora com sistemas de rastreio de candidatos. Estes programas de computador podem digitalizar um grande número de currículos e restringi-los a um número muito mais reduzido de candidatos que, no papel, são os mais adequados para a vaga aberta.

Para passar com sucesso o filtro do algoritmo “ATS” (Application Tracking System) da empresa dos seus sonhos, certifique-se de que o seu currículo inclui palavras-chave e frases que correspondam à descrição das responsabilidades do cargo.

Utilize estas palavras-chave e frases de forma transparente quando falar sobre as suas competências e experiências profissionais, e tenha cuidado para não sobrecarregar o seu curriculum. Liste os seus cargos anteriores cronologicamente e inclua o mês e o ano do seu emprego. Isto ajuda o recrutador a determinar o seu nível de experiência e a avaliar a sua adequação para o cargo.

Elabore o layout e o formato do seu curriculum

Agora que o conteúdo do seu currículo foi modificado e/ou finalizado, está na altura de prestar atenção ao aspeto visual da sua candidatura.Não há necessidade de gastar horas a elaborar o seu currículo ou contratar um designer gráfico para o fazer por si.

Com tantas ferramentas de construção de currículos por onde escolher, pode facilmente criar um curriculum notável por si mesmo. O Canva, por exemplo, tem uma enorme coleção de modelos e ferramentas de edição incrivelmente fáceis de utilizar que pode utilizar para aprender a criar um curriculo visualmente apelativo.

Integre infográficos no seu cv

Sabe por que razão os infográficos são formatos eficazes para partilhar informação? Combinam elementos textuais e visuais para explicar ideias complexas de uma forma mais simples e compreensível.

Aplique a mesma ideia ao design do seu currículo. Utilizar gráficos e ícones minimalistas para destacar ou diferenciar uma secção de outra pode torná-la mais “organizada” e esteticamente agradável, uma vez que o visual evita que o recrutador tenha de ler grandes blocos de texto. Apresente também informação quantificada sob a forma de gráficos e listas com marcadores se quiser impressionar os recrutadores.

Personalize a sua abordagem para cada aplicação

Conhece a expressão “chapa 5”? Isso significa que alguém faz a mesma coisa, da mesma forma, vezes sem conta. Se quiser realmente destacar-se, evite isso e faça algo personalizado. Talvez para aquela vaga de sonho. Se um recrutador vir que aquele cv foi feito propositadamente para a sua vaga, é certo que vai criar impacto. Não há como não criar.

Isto requer um esforço adicional e nem sempre há tempo para tudo, mas o seu emprego de sonho não vai chegar se não fizer nada por isso. Longe vão os tempos que isso acontecia. Hoje requer esforço e dedicação. Vá, e um pouco de sorte porque nunca sabe quem está do outro lado.

Procurar um novo emprego é exaustivo. Requer tempo, paciência e muito scroll no Linkedin. Se está nesse processo faça do seu curriculo um templo e aprimore-o para se destacar e começar a ter entrevistas. Quantas mais respostas tiver, maior probabilidade tem de ser bem sucedido e isso só acontecerá se tiver um curriculo que sobressai comparativamente aos outros.

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