Como funciona uma dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo são uma excelente forma de dar início a um processo de selecção amplo, por funcionarem como uma primeira filtragem que permite conhecer de perto muitos traços da personalidade dos candidatos. Consistem em entrevistas com um grupo limitado de candidatos, geralmente entre seis a dez participantes, e os entrevistadores.

 

 

Texto Francisca Santos , consultora sénior Michael Page Porto

 

Para o seu correcto desenvolvimento, os entrevistadores devem propor um tema de debate, real ou fictício, que deve estar relacionado com a actividade da empresa para a qual se realiza a dinâmica. O grupo de candidatos deve propor soluções inovadoras e ideias criativas para resolver o caso prático que, posteriormente, serão analisadas pela empresa recrutadora. Para completar esse processo, os candidatos deverão depois ser entrevistados pessoalmente, o que permitirá ao recrutador aprofundar um pouco mais determinadas características.

Este é um método bastante recorrente para conhecer as competências dos perfis juniores para processos de maior volume, especialmente quando se trata de áreas de venda, em que é muito importante dar atenção ao cliente. Uma dinâmica de grupo é uma excelente ferramenta para fazer uma primeira avaliação a um grande número de candidatos, em simultâneo, e pode também ser utilizada como metodologia de avaliação interna para promover os colaboradores dentro da própria empresa.

Por norma, as competências a procurar neste tipo de dinâmica são a capacidade de liderança, trabalho de equipa, resolução de imprevistos, proactividade, nível de diálogo, capacidade de influência e de compreensão, qualidades comerciais, entre outras. A importância de cada uma varia em função do perfil que a empresa exige.

Neste sentido, é importante definir com exactidão qual o perfil que a empresa procura, de forma a seleccionar os candidatos que melhor as cumpram. Assim, o profissional de RH deve ter bem definido o perfil que deseja antes de realizar a dinâmica. Por exemplo, na Michael Page em alguns processos procuramos candidatos com um forte perfil de liderança e competências comerciais. Porém, noutros processos, procuramos candidatos com mais capacidade analítica e mais firmeza.

Embora seja necessário completar os resultados obtidos nas dinâmicas de grupo com entrevistas individuais, estas são uma ferramenta muito útil para formar a primeira impressão dos candidatos de uma forma rápida e realista. São fundamentais para conhecer mais e melhor alguns detalhes relativos à forma de relacionamento dos candidatos e permitem analisar o papel que assumem num grupo, detalhes mais difíceis de avaliar numa entrevista pessoal.

Ler Mais