Como gerir a mudança na comunicação interna

“Gestão da Mudança na Comunicação Interna” foi o tema do 9.º Get Together promovido pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI).

O encontro contou com a apresentação de case studies da CH Consulting, MSD e Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e com a moderação de Vera Norte, directora de comunicação ibérica e directora de comunicação de recursos humanos corporate da Tetra Pak internacional. O OCI foi fundado pelo Grupo Inforpress, em parceria com a Universidade Católica e a revista Executive Digest.

“O OCI surgiu da necessidade de partilhar os temas de comunicação interna pouco desenvolvidos ainda no nosso país, e o principal objectivo é o de trocar experiências, discutirmos o que cada um de nós faz na sua empresa e quais são as melhores práticas. É dessa forma que temos vindo a crescer, e a prova disso é o número crescente de pessoas que têm vindo assistir aos Get Together, que por si só é já um case study, contando agora com 150 pessoas”, partilhou Vera Norte, directora de comunicação ibérica e directora de comunicação de recursos humanos corporate da Tetra Pak internacional.

O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social adoptou um novo modelo de gestão, e para tal iniciou um processo de mudança organizacional, apostando na melhoria das ferramentas de gestão e no alinhamento estratégico. “O processo de mudança iniciou-se com o projecto de certificação e de transformação do nosso modelo de gestão com olhos postos numa cultura orientada para resultados, excelência e qualidade, traduzindo a ambição de prestar um melhor serviço público. Para conseguirmos chegar onde estamos hoje, com resultados de satisfação superiores a 80%, foi fundamental envolver e motivar todos os colaboradores para este processo de mudança. Aqui o papel de liderança da gestão ditou o sucesso de todo o processo,” conta Paula Pedro, directora do Gabinete de Apoio à Gestão do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Para fazer face à fusão da MSD com a Schering-Plough em 2009, a empresa sofreu várias reestruturações, e a comunicação interna permitiu minimizar o impacto da integração dos colaboradores. “Desde a fusão que estamos num processo de transformação de cultura. Temos vindo a trabalhar em diversas frentes, criando alternativas, projectos que levem ao envolvimento e que minimizem o impacto que um processo de mudança gera, quer para quem fica, quer para quem vai. Tudo isto tem sido feito com base numa comunicação directa, face-to-face, a uma só voz, simultânea e principalmente verdadeira,” afirmou Margarida Barreto, Responsável de Recursos Humanos da Merck Sharp & Dohme.

O último case study apresentado foi o do Grupo CH, onde a estratégia de comunicação interna adoptada foi o conceito de organização transparente alargado a todas as áreas da empresa. “Quando nos perguntamos de que lado está a comunicação interna e de que lado está a comunicação externa da empresa, decidimos que queremos ser uma organização completamente transparente, e deixa de haver uma divisão. Existe apenas comunicação”, comentou António Henriques, CEO do Grupo CH.

Foi ainda apresentado o novo membro do Conselho Assessor do OCI, a Accenture representada pela directora de Recursos Humanos, Fernanda Carvalho. A segunda novidade do 9º Get Together foi o lançamento da newsletter do Observatório, a que todos os interessados podem ter acesso, onde são descritos os case study apresentados, assim como as últimas notícias de comunicação interna. O próximo encontro vai ser no dia 18 de Janeiro com o tema Inovação em Comunicação Interna.

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