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Como melhorar a colaboração entre Marketing e TI?
Um estudo da Accenture mostra que a falta de colaboração entre o Marketing e TI ameaça uma boa experiência de cliente – e sugere formas de conciliar a discrepância de perspectivas entre os líderes de ambas as áreas.
A falta de colaboração entre os Chief Marketing Officers (CMOs) e os Chief Information Officers (CIOs) ameaça a capacidade das empresas garantirem uma boa experiência de cliente. Esta é uma das principais conclusões de um estudo da Accenture, que também sugere formas de conciliar a discrepância de perspectivas entre os líderes de ambas as áreas.
O relatório The CMO-CIO Disconnect, baseado num inquérito realizado a 400 executivos de Marketing e 250 executivos da área de TI em 10 países, revelou que apenas um em cada 10 executivos acredita que a colaboração entre os CMOs e os CIOs está neste momento no nível correcto.
Os líderes máximos da área das TI parecem estar mais empenhados nesta colaboração do que os CMOs. Entre os CIOs consultados, 77% concordam com a ideia de que o alinhamento CMO-CIO é importante, quando comparado com os 57% dos CMOs que participaram no estudo.
Contudo, apenas 45% dos CIOs dizem que o suporte às iniciativas de Marketing está nos primeiros lugares da sua lista de prioridades.
O estudo mostra que a principal motivação dos CIOs para a colaboração é a melhoria da experiência de cliente, um factor que os CMOs colocam na terceira posição das suas prioridades. Mas embora os CMOs refiram que este é o principal objectivo e motivação para a colaboração com as equipas de TI, os CIOs colocam este motivo em décimo lugar na lista de razões pelas quais os CMOs e os CIOs deveriam trabalhar em conjunto, revela o relatório.
Apesar desta discrepância de perspectivas, o estudo da Accenture revela que tanto os CMOs como os CIOs acreditam que a sua relação melhorou no último ano: 45% dos executivos de Marketing e 47% dos executivos da área de TI partilham esta opinião.
Já 41% dos CMOs e 42% dos CIOs acredita que será necessário melhorar os níveis de colaboração entre estas áreas para garantir experiências relevantes para o cliente.
Como melhorar a colaboração entre o CMO e o CIO?
O relatório da Accenture aponta formas de os CMOs e os CIOs fortalecerem o seu alinhamento e melhorarem a colaboração:
«- O CMO deve ser identificado como Chief Experience Officer e o TI deve ser visto como um parceiro estratégico do Marketing, e não apenas como um fornecedor de plataformas.
– A fusão de competências de ambas as áreas deverá ser actualizada à medida que a área de Marketing consegue adquirir um maior know-how tecnológico e a área de TI se torna mais ágil e apta a responder às exigências do mercado.
– Ambas as equipas devem estar de acordo ao alavancar elementos chaves de negócio e recorrer a ferramentas, processos e plataformas para compreender as intenções dos cliente e obter o seu valor real.»