Como planear a sucessão atempada e eficaz de uma empresa familiar?

A gestão e sucessão na liderança dos negócios familiares é o tema do 3.º Fórum Human Resources, que terá lugar esta quinta-feira, 18 de Junho, na Católica Porto Business School, a partir das 9h.

Embora o seu peso varie de economia para economia, as empresas familiares constituem a base predominante do tecido empresarial da maioria dos países. O “Livro Branco da Sucessão Empresarial”, um estudo da Fundação AEP e da Câmara de Comércio e Indústria, revela que 80% das empresas portuguesas são de cariz familiar, responsáveis por 50% do emprego e 60% do PIB português. O mesmo estudo conclui que metade das empresas familiares não passam para a segunda geração e apenas 20% atingem a terceira.

A gestão e sucessão na liderança dos negócios familiares são processos complexos e exigentes, bem como o tema do próximo Fórum Human Resources, que vai decorrer esta quinta-feira, 18 de Junho, em parceria com a Católica Porto Business School, instituição que acolhe o evento. O fórum arranca, às 9h30, com uma sessão de “Apresentação e Boas-vindas” partilhada por Ana Côrte-Real, associate dean da Católica Porto Business School, e Ricardo Florêncio, CEO da Multipublicações.

Às 9h35, Guilherme Costa, professor da Universidade Católica Portuguesa e consultor em Gestão de Empresas, é o keynote speaker. De seguida, às 10h05, na mesa redonda, José Pedro Freitas, CFO da Mota Engil; Luís Figueiredo, administrador da Laranjinha; Mafalda Guedes, Export Area manager da Sogrape; e Manuel Ramirez, administrador da Ramirez, discutem o tema sob a moderação de Ricardo Florêncio. O 3.º Fórum Human Resources segue com um debate que tem início às 10h50 e encerra o encontro.

Pode inscrever-se no Fórum até hoje, 16 de Junho através do email sonia.almeida@multipublicacoes.pt ou do contacto telefónico 210 123 418.

Fórum “A Gestão e Sucessão na Liderança – Empresas Familiares”
Onde: Católica Porto Business School (edifício Américo Amorim)
Quando: 18 de Junho de 2015, das 9h às 11h15

Ler Mais