Como reter o talento

«As pessoas demitem-se dos seus gestores e não da organização em que trabalham», defende Adriana Gomes, coordenadora do Centro de Carreira e do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da pós-graduação da escola brasileira ESPM.

A relação entre as chefias e os seus colaboradores são um factor essencial para reter o talento nas organizações. “Actualmente, fala-se muito na tentativa de desenvolver as competências do líder coach, ou seja, alguém com foco e interesse em pessoas, além de dominar as rotinas do seu trabalho”, explica Adriana Gomes em declarações à revista brasileira Exame. E acrescenta: «O líder coach consegue ensinar a sua equipa, dedicar boa parte do seu tempo às pessoas e aos relacionamentos, inspirando e tirando o melhor de cada indivíduo com técnicas e ferramentas específicas de liderança».

«O mais importante é saber que a boa qualidade nas relações líderes-liderados interfere fortemente no processo de retenção», assevera a especialista em RH. Mas aponta que este não é o único factor. As boas práticas de gestão e políticas de RH que valorizem e incentivem o profissional, bons salários, perspectivas de crescimento e possibilidade de novos desafios devem ser também tidos em conta.