Compras nas redes sociais estão a aumentar (em todas as gerações). Há uma que se destaca

O estudo Retail Report 2024 da Adyen plataforma global de tecnologia financeira, revela que 48% da Geração Z realizou compras nas redes sociais no último ano, tornando-se a geração mais susceptível a fazer compras nestes canais (comparativamente com qualquer outro grupo etário).

 

No entanto, existe também um crescimento nas restantes faixas etárias, que já começam a utilizar estas plataformas para comprar os seus produtos preferidos, com 43% dos Millennials, 40% da Geração X e 30% dos Baby Boomers a fazê-lo.

Das diferentes opções de compras nas redes sociais, concluiu-se que o Facebook Marketplace foi o mais popular entre todas as gerações, enquanto que na Geração Z a preferência mantém-se pelo Instagram.

No que diz respeito à loja do TikTok, e apesar de a sua popularidade crescer a nível mundial, em Portugal, foi considerado o terceiro destino de compras mais popular em todos os grupos etários.

A Adyen afirma, assim, que a crescente popularidade de utilização das redes sociais para fazer compras pode dever-se à melhoria da capacidade dos algoritmos. Isto quer dizer que os algoritmos estão cada vez melhor a prever e a apresentar aos consumidores aquilo em que estes estão realmente interessados. Isto possibilita a conversão dos interesses em compras de produtos ou serviços, de forma fácil e rápida.

Do lado das empresas, apesar de apenas 22%, a nível global, utilizar o social commerce para vender produtos, 75% afirma que este melhorou significativamente as suas receitas, especialmente nos sectores da moda de luxo (37%), vestuário e acessórios (36%) e saúde (30%).

No entanto, existe um obstáculo que impede uma maior personalização por parte dos retalhistas nas redes sociais, que é a percepção de que existe falta de segurança quando se fazem compras através das redes sociais, com 16% dos consumidores inquiridos a afirmar não utilizar as redes sociais por receio de contas fraudulentas.

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