Comunicação Interna – Prémios Human Resources 2024
Qual a empresa com melhores práticas de Comunicação Interna, utilizando as mais variadas plataformas, assegurando assim uma equipa informada, motivada e envolvida com a empresa?
Pitch dos finalistas
Ageas
No Grupo Ageas Portugal, a Comunicação Interna desempenha um papel fulcral por ser o motor que dá coerência à forma como este é percecionado pelos seus Stakeholders, numa perspetiva de “dentro para fora”, na medida em que acreditamos que Colaboradores informados e envolvidos são verdadeiros embaixadores comprometidos com a Empresa.
Baseamos a nossa Comunicação Interna em três objetivos, de forma a criar uma identidade e cultura únicas: i) Fomentar o alinhamento e compromisso dos Colaboradores em torno dos objetivos estratégicos da empresa; ii) Imbuir a marca Ageas junto dos Colaboradores, criando laços afetivos com a mesma e elevando-a junto dos mesmos; iii) Unir culturas e identidades internas com o intuito de incentivar e estimular um ADN Ageas comum, através da adoção de valores e hábitos que refletem o que, de facto, a organização é no seu todo.
A procura por formas inovadoras e colaborativas de comunicar com os Colaboradores constitui, igualmente, uma marca indelével do Grupo Ageas Portugal, privilegiando sempre a disrupção, através de ações e eventos que permitam fazer diferente e surpreender de uma forma positiva.
EDP
Somos cada vez mais uma empresa verdadeiramente global, na qual a comunicação interna desempenha o papel essencial de unir mais de 13 mil colaboradores espalhados pelos quatro cantos do mundo, todos com um propósito comum. Ajudamos a dar resposta aos desafios, alinhamos a mensagem e garantimos que as nossas pessoas estão por dentro de tudo o que se passa na nossa empresa, com clareza, objetividade e transparência. Acima de tudo, procuramos promover a melhor experiência possível, ao mesmo tempo em que reforçamos o sentimento de orgulho que é trabalhar, todos os dias, por um futuro mais sustentável. Na EDP, escolhemos a Terra, mas escolhemos também as pessoas, que estão no centro de tudo o que fazemos.
El Corte Inglés
Uma comunicação clara, transparente, rápida e eficaz é fundamental para o bem-estar de uma empresa e este tem sido o princípio seguido pelo El Corte Inglés desde a chegada a Portugal. A transformação digital permite, há cinco anos, que a Comunicação Interna seja feita através do Portal e App NEXO, que estão acessíveis aos mais de 3500 colaboradores, à simples distância de um clique. Perante este universo, o El Corte Inglés vai além da transmissão de informação e chega à valorização de cada colaborador. “Ser único no universo do todo” é a força motriz da equipa que, diariamente, se dedica a comunicar e gerir os fluxos de comunicação com todos e entre todos os que vestem a camisola El Corte Inglés. Este trabalho cria memória e narrativas comuns, que formam o património de cultural da empresa.
Fidelidade
Na Fidelidade, temos vindo a percorrer um caminho de transformação na Gestão de Pessoas. Apostamos em temas essenciais, como lideranças, desenvolvimento, carreiras e flexibilidade, ligadas a uma visão holística das nossas Pessoas e da sua importância para o Grupo e para o negócio e clientes. Partilhamos o ADN Fidelidade, que nos desafia a irmos sempre além do esperado e nos adaptarmos a realidades cada vez mais desafiantes, num mundo em constante mudança.
Vamos continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, envolvendo as nossas Pessoas em ações de responsabilidade social, apostando na formação e reconhecendo o mérito para que, no fim deste caminho, possamos afirmar que nos tornámos na “Fidelidade que queremos ser”.
Galp
A comunicação interna da Galp destaca-se pela sua agilidade, profundo conhecimento da empresa, sendo que esta combinação permite que a equipa responda prontamente às necessidades e desafios do quotidiano.
De modo a contar a história da organização e garantir o alinhamento de todos os públicos-alvo, a adaptação de mensagens, inspirando confiança e promovendo um ambiente coeso – “One Galp” – é essencial. E é esta capacidade de personalização que promove um sentimento de pertença e de valorização das pessoas Galp.
O modo claro e inequívoco como comunicamos, garante que todas as informações são compreendidas na sua plenitude, o que contribui para a formação de um ambiente de trabalho produtivo e assente na cooperação.
Jaba Recordati
A comunicação é o coração de qualquer organização. Percebermos o impacto e os benefícios da comunicação interna, leva-nos a aproximar-nos cada vez mais das nossas pessoas.
Uma comunicação aberta e transparente alimenta um ambiente colaborativo, onde todos se sentem capacitados e envolvidos. Isso não só melhora o desempenho individual, como também impulsiona o crescimento organizacional e o sucesso a longo prazo da Jaba Recordati.
O último ano da Jaba Recordati foi pautado por enormes transformações no domínio da comunicação interna. Através de diversos canais e iniciativas, procuramos consistentemente criar um espaço aberto, seguro e acessível a todas as pessoas da companhia, moldando a nossa cultura cada vez mais ao nosso propósito: Unlocking the full potential of life.
Super Bock Group
A visão do Super Bock Group “Paixão Local. Ambição Global” reflete-se na gestão que a empresa faz das suas Pessoas e a Comunicação Interna é fundamental neste processo, já que promove o alinhamento com a Cultura Autêntica, os valores e as Marcas da empresa, ao mesmo tempo que incentiva a informalidade, o bem-estar e a amizade. Trata-se, portanto, de uma área com poder para gerar proximidade, compromisso e “paixão” em cada Pessoa, fomentando a “ambição” em prol do Grupo.
O Super Bock Group acredita em 3 C’s para conduzir a sua Comunicação Interna. A clareza, a conexão e a coerência devem ser aplicadas em qualquer interação, nomeadamente nas ações e eventos internos, ou através da TV Corporativa e das plataformas digitais.
Vodafone
“Together we can” é a base daquilo que faz com que na Vodafone cada pessoa se mova por entregar a melhor experiência a cada Cliente, aliando o melhor da nossa Tecnologia com o melhor de cada um(a) de nós.
Trabalhamos para criar o futuro com os nossos Colaboradores, acreditando e investindo no talento, suportando os líderes na gestão da mudança, preparando e reconhecendo as pessoas que ajudam a transformar a Vodafone numa empresa inclusiva e com as melhores pessoas para enfrentar todos os desafios.
É, juntos, que continuaremos a trabalhar pelo nosso propósito de nos ligarmos por um futuro melhor e é ligados que acreditamos que iremos “conseguir tudo”.