Concurso para imagem do novo passaporte aberto até 28 de Fevereiro (pode ganhar até 75 mil euros)
A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) anunciou a abertura do concurso para a criação da imagem do novo Passaporte Electrónico Português (PEP) até 28 de Fevereiro.
Em comunicado, a INCM refere que os cidadãos poderão apresentar ideias inspiradas no tema “Território Nacional” para o design da próxima versão do PEP até ao final do próximo mês.
«O autor da ideia/conceito vencedor receberá um prémio no valor de 5000 euros e será convidado pela INCM a apresentar uma proposta de prestação de serviços, com o valor máximo total de 75 mil euros, para execução do projecto de design do passaporte, no prazo não superior a 15 dias após a divulgação do resultado do concurso», indica.
As propostas deverão ser «inéditas e incluir uma ideia/conceito de design para a caderneta como um todo», para a página de visto central e para a página biográfica do PEP.
O lançamento do concurso já tinha sido anunciado pelo Governo no início de Dezembro passado.
«Nos passaportes mais recentes, tem sido prática generalizada desenhar todas as páginas do interior com imagens diferentes, transformando-as em designs complexos, e assim aumentando a dificuldade de reprodução fraudulenta e a sua contrafação», sublinha.
O Instituto dos Registos e do Notariado é responsável pela concessão e emissão do PEP, a par do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da sua rede consular, e dos Governos Regionais.
A INCM é responsável pela produção e personalização do passaporte, assim como de outros documentos de identificação e de viagem, «assegurando que são garantidos os mais elevados padrões de segurança e o cumprimento das normas internacionais da União Europeia e da Organização Mundial da Aviação Civil (ICAO)».