Construa a sua marca pessoal

Liderar pessoas para a excelênciaUm artigo da revista Forbes dá cinco conselhos para se conseguir diferenciar como profissional.

Construir uma marca pessoal é um desafio que qualquer profissional se depara durante o seu percurso numa época em que a diferenciação é cada vez mais importante. Um artigo da revista Forbes dá cinco conselhos para conseguir fazê-lo de forma sólida e eficaz:

Ser autêntico. É preciso conhecer muito bem os seus valores e agir em função destes, mesmo que não o fazer «possa levar a ganhos no curto-prazo», salienta – porque «a integridade e a autenticidade estão sempre lado a lado», justifica.

Ser bom consigo mesmo. «E isto significa fazer coisas que nos enriqueçam, corpo, mente e alma», sugere o artigo. Desde investir em actividades de aperfeiçoamento pessoal até ter hobbies ou ler, ir ao cinema ou viajar, o segredo é «encontrar coisas que nos completem e que nos façam sentir bem connosco mesmos».

Divirta-se. Para fazer face aos contratempos do dia-a-dia, o melhor é ter sentido de humor, defende a revista. Depois de momentos difíceis no trabalho, «o estado de espírito pode ser alterado com algum sentido de humor genuíno», refere o artigo.

Não tenha medo dos seus (supostos) defeitos. Todos nós temos elementos dos quais gostamos mais ou menos. «Conheça-se a si mesmo, os seus talentos e “falhas”» e não tenha medo de os mostrar, defende o artigo.

Saiba o que quer. «As trajectórias de uma carreira são impossíveis de prever», escrevem, «mas se souber quem é e o que quer, irá poupar muito tempo e energia. Só persiga oportunidades que lhe despertem paixão», remata o artigo.

Ler Mais