Costuma adiar tarefas ou falhar prazos? Este guia vai ajudá-lo a parar de procrastinar
O acto de procrastinar acontece quando uma pessoa adia ou deixa para trás tarefas ou actividades que exigem atenção. Em determinados casos, este acto pode levar a um grande stress emocional, ansiedade e até sintomas depressivos. Para ajudar as pessoas a superar a procrastinação, a editora Pactor apresenta o novo livro “Stop Procrastinação!”.
Trata-se de um guia prático que mergulha nas raízes do problema, explorando as causas e os padrões de pensamento que o alimentam, mas que apresenta também estratégias para superar este desafio comum a muitas pessoas.
Da autoria de Maria João Martins (coordenadora), Andreia Ferreira, Joana Martins, Marisa Marques, Sandra Xavier, Sofia Caetano e Alícia Marques, psicólogas clínicas dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, este livro oferece um programa de desenvolvimento e prática de 10 competências, com dicas e exercícios que irão ajudar o leitor a assumir o controlo da sua vida.
Além disso, é uma obra adaptável às necessidades e disponibilidade do leitor, que pode seguir o programa nas 10 semanas sugeridas ou praticar as competências ao seu próprio ritmo. Cada competência é acompanhada por informações úteis, exercícios de reflexão e escrita, além de meditações guiadas.
O “STOP Procrastinação!” é o primeiro livro a utilizar terapias contextuais para abordar a procrastinação.
Conteúdos abordados:
- Procrastinação
- Terapias cognitivo-comportamentais
- Competências
- Lidar com pensamentos e emoções difíceis
- Ciclo da procrastinação
- Identificar as armadilhas da mente
- Autocompaixão e autocrítica
- Flexibilidade psicológica
- Ponto de escolha
- Desculpas da procrastinação
- Zona de conforto e de desafio
- Procrastinação ativa e passiva
- Motivação intrínseca e extrínseca
- Modelo triflex da flexibilidade psicológica
- Práticas de meditação
- Escada STOP
- Síndrome do impostor
- Movimentos de afastamento e de aproximação