![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2018/09/Sem-título-11.jpg)
COTEC e AESE premeiam excelência industrial
O Prémio Industrial Excellence Award, integrado na plataforma Portugal Indústria 4.0, vai ser promovido pela primeira vez no País. A apresentação oficial é já dia 2 de Outubro, nas instalações da COTEC, em Lisboa.
A apresentação da iniciativa, promovida pela COTEC Portugal e a AESE Business School, vai contar com a presença da presidente da direcção da COTEC Portugal, Isabel Furtado, do director-geral da COTEC, Jorge Portugal, e os coordenadores académicos Jorge Ribeirinho Machado, professor da AESE Business School e Eduard Calvo, IESE Business School, promotora do prémio a nível ibérico.
Este galardão já existe há duas décadas, a nível europeu, e visa identificar e disseminar processos industriais e a gestão em cadeias de valor industrial, com resultados ao nível da melhoria de factores como custo, serviço, velocidade, qualidade e flexibilidade das operações, com impacto na competitividade das empresas.
A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo escolhidos cinco finalistas pela COTEC, AESE e IESE. Posteriormente, são marcadas visitas àquelas empresas e é seleccionado um vencedor nacional, que irá competir com finalistas congéneres oriundos de França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Turquia, Suíça e Reino Unido.
Todos os anos, o Top European Award on Industrial Excellence é atribuído durante uma Conferência Anual. O vencedor, designado Champion, é escolhido por um painel de jurados académicos, com base numa apresentação de 30 minutos realizada por cada um dos finalistas.
Segundo o presidente da AESE, José Ramalho Fontes, a cooperação entre a AESE e a COTEC é «muito valiosa, pois contribui para a disseminação do conhecimento e estreita relação com as empresas, rumo à excelência na gestão e liderança das organizações».
A nível europeu, o Industrial Excellence Award é promovido pelo INSEAD e pela HEC Paris, em França, e pela WHU – Otto Beisheim School of Management, na Alemanha. Nos restantes países, o prémio é organizado por instituições como a Cambridge Business School e a Universidade de Bocconi.
Entre os vencedores anteriores, encontram-se a BMW AG (2013 e 2008), Continental (2012), ABB Switzerland (2010) e Siemens Healthcare (2009).
Veja também estas notícias.