O que motiva os profissionais a aceitar um proposta de emprego?

De acordo com o Linkedin, mais de metade (52%) dos profissionais que estão à procura de um novo emprego não aceitariam uma proposta se não soubessem ou se não concordassem com a missão, os valores ou o propósito da empresa.

 

Os profissionais, que estão à procura de uma nova oportunidade de emprego, estão cada vez mais motivados por objectivos sociais ao avaliar potenciais empregadores e as empresas devem reagir para atrair talentos, afirmam os especialistas da Hays.

O CEO da consultora, Alistair Cox, aconselhou os líderes de negócios a determinarem os objectivos das suas empresas e de garantir que estejam a ser articulados com os actuais e potenciais colaboradores, clientes e stakeholders.

O objectivo de uma empresa é a razão de estar nos negócios. As pessoas estão cada vez mais motivadas para trabalhar em empresas que priorizam a responsabilidade social, em vez de factores mais tradicionais, como o salário e os benefícios.

Alistair Cox explica «Ao entrar numa organização orientada a propósitos, uma que está alinhada com o nosso próprio sistema de valores, podemos encontrar conforto com o facto de que, colectivamente, como parte de uma equipa, estamos mais aptos a ter um impacto positivo no mundo, que sentimos que é necessário haver».

O CEO da Hays diz que os líderes de negócios devem ser capazes de definir, comunicar e estabelecer porque é que uma organização existe e precisa de ser autêntica. Se as empresas deixarem de fazê-lo, poderão deixar de ter um impacto positivo na sociedade, terão dificuldade para atrair colaboradores e não conseguirão envolver-se com a atual força de trabalho, clientes e stakeholders.

O responsável acredita que o processo pode ser tão simples quanto rearticular algo que já existe, utilizando a Hays como exemplo «Todos os dias, ajudamos milhares de profissionais a dar o próximo passo nas carreiras e as organizações a formar equipas talentosas. Potenciamos o mundo do trabalho – essa é a nossa missão. Mas o nosso objectivo, que definimos recentemente, é beneficiar a sociedade, ajudando as pessoas a ter sucesso e a permitir que as organizações prosperem – criando oportunidades e melhorando vidas.»

Depois do objectivo estar estabelecido, precisa de ser incorporado no ADN da empresa e precisa de permanecer no topo das prioridades, sendo constantemente reforçado internamente.

«Deve formar uma parte essencial de tudo – dos programas de formação, das comunicações internas, dos produtos, dos serviços, das calls semanais, dos benefícios que oferece … tudo. Se se comprometer a reforçar o objectivo de alguma forma, todos os dias, verá a mais valia», esclarece o responsável.

Assim que o objectivo esteja definido, as empresas devem comunicá-lo para atrair efectivamente os potenciais colaboradores e devem incentivar os colaboradores a abraçar o objectivo da empresa e a participar nas actividades onde o promovam.

Utilizando novamente a Hays como exemplo, Alistair Cox afirma: «Os nossos colaboradores partilham activamente as suas experiências de viver o  nosso propósito nas suas plataformas digitais pessoais. Todos os dias, as hashtags #WeareHays e #HaysHelps são usadas pelos nossos colaboradores para partilhar as suas histórias de como elas contribuem para ajudar pessoas e a prosperar organizações. Tenho orgulho no facto de que os nossos colaboradores estejam realmente a viver o nosso objectivo e, em muitos níveis, é óptimo que eles queiram agir.»

O CEO da Hays também aconselha que é importante que as organizações contratem pessoas cujos próprios valores estejam alinhados com os da empresa. Esses valores devem ser avaliados na entrevista, ao fazer perguntas como «porque é que quer trabalhar para a organização» ou «o que motiva o possível colaborador a ter sucesso».

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