É assim que vai conseguir o emprego dos seus sonhos

Está à procura do trabalho de sonho? Parece uma missão praticamente impossível, mas não tem de ser um bicho-de-sete-cabeças.

 

O caminho para lá chegar exige um bom plano e uma série de acções principais. A pensar nisso, a especialista em Recursos Humanos e recrutamento Adecco partilha, passo a passo, como construir o seu plano de acção.

Comece por pegar no telemóvel ou no computador para fazer uma rápida pesquisa nos portais de emprego, mas antes de responder aos anúncios que possam ser adequados, defina as linha estratégias que o ajudarão:

  1. Avalie-se: faça uma auto-avaliação o mais completa possível sobre os seus pontos fortes a nível profissional. Concentre-se neles para poder destacar-se e ser mais competitivo.
  2. Defina os seus objectivos: devem ser muito claros e precisos. Será mais fácil alcançar uma posição específica numa empresa ou sector específico do que enfrentar uma procura ampla e abrangente sem foco. Concentre-se com toda a sua energia num objectivo específico, para que seja mais produtivo e aumente também as suas oportunidades.
  3. Analise as suas competências: avalie as diferenças existentes entre o trabalho que quer e as suas competências reais. É a única forma de aspirar a um emprego e não acabar frustrado.
  4. Imagem pessoal: reforce a sua imagem de marca, pessoal e digitalmente. Deve trabalhar com uma imagem que o identifique imediatamente com o trabalho que deseja. A sua aparência, o seu currículo, as suas redes sociais. Deve adaptar tudo para que transmita uma visão sobre si que corresponda ao trabalho que está à procura sem se afastar da realidade. Não transmita algo que não é.
  5. Defina um prazo: defina um limite de tempo para realizar todas as acções que planeou.
  6. Use os seus contactos e a sua rede: actualmente, segundo a Adecco, mais de 30% dos trabalhos ainda são alcançados por meio de recomendações dos funcionários que conhecem e trabalham na empresa.

De seguida, o desenho de um plano de acção não deve faltar em nenhum guia de procura de emprego. Tome nota:

  1. Que trabalhos pode e gosta de fazer?: anote todos os trabalhos anteriores e as competências que desenvolveu. A seguir, faça uma lista das funções que gosta e as que tem competências para desenvolver.
  2. Faça uma lista de possíveis empresas: quais são as empresas que lhe interessam? Identifique-as, encontre-as e siga-as nas redes sociais. Pesquise toda a política e cultura das organizações, encontre pessoas que trabalhem nelas e interaja.
  3. Prepare a sua documentação: personalize o seu currículo e uma carta de apresentação, dependendo da empresa e do cargo que deseja. Complemente com documentação que possa ser interessante para o trabalho em questão.
  4. Defina uma agenda: encare a procura de emprego como um trabalho em si e imponha um «horário de trabalho».
  5. Prepare a entrevista: Se tudo der certo, será chamado para uma entrevista a qualquer momento. Prepare-se atempadamente.