COVID-19. Há riscos para os trabalhadores, em casa ou no trabalho. Estas dicas vão ajudar a manter o seu bem-estar

Continuar a assegurar uma boa experiência laboral aos colaboradores deve ser uma das principais prioridades das organizações, mas tal pode tornar-se mais difícil em momentos de crise, como o o que vivemos, por causa da COVID-19.

 

Para ajudar as empresas, a Sage reuniu um conjunto de conselhos úteis, para continuar a garantir o bem-estar dos seus colaboradores:

1. Manter os colaboradores informados
Com toda a incerteza em torno da COVID-19 e o seu impacto nos negócios, manter os colaboradores informados em relação aos últimos desenvolvimentos, que sejam relevantes para eles, ajudará a tornar claro as implicações que a situação poderá ter para cada um.
Consoante o sector de actuação, pode ser necessário que continuem a deslocar-se ao local de trabalho ou que passem a trabalhar a partir de casa, independentemente da situação, é necessário que saibam o que devem fazer em todos os momentos.
Não se sinta obrigado a comunicar muito, mas tenha atenção para não deixar nenhuma informação de fora, o segredo é conseguir o equilíbrio certo para que a sua equipa se sinta informada, capaz e sem dúvidas.

 

2. Proporcionar condições de trabalho flexível
Antes desta crise, muitas empresas dispunham já de mecanismos que lhes permitiam oferecer o trabalho flexível aos colaboradores, neste momento, parece ser mais importante do que nunca.
De acordo com um relatório do International Workplace Group e da MindMetre Research, 82% das empresas que oferecem trabalho flexível são mais produtivas, enquanto 58% afirma também que esta oferta conduziu a uma melhoria na satisfação da força de trabalho.
Tendo em conta, por exemplo, o encerramento das escolas para a maioria das crianças, permitir o trabalho flexível neste momento pode ser essencial para os colaboradores com filhos. Permitindo-lhes começar a trabalhar mais cedo ou terminar mais tarde, poderá ajudá-los a organizar melhor o seu tempo, conjugando a vida pessoal e a profissional para que possam dar o seu melhor em ambas – e, assim, garantir que a sua empresa nunca sai prejudicada.

 

3. Considerar férias ou licenças sem vencimento para os colaboradores que não querem estar no local de trabalho
Se a sua área de actuação exige que os colaboradores se dirijam ao local de trabalho neste momento, pode acontecer que alguns não o queiram fazer, porque não querem deslocar-se em transportes públicos ou estar rodeados de outras pessoas.
Ouça as preocupações dos seus colaboradores e pense na melhor forma de as abordar, tanto para a sua equipa como para o seu negócio.
Seja compreensivo, se um colaborador decidir que não quer estar no local de trabalho (e não possa trabalhar em casa), sugira-lhe que utilize os dias de férias a que tem direito, ou mesmo que peça uma licença sem vencimento.

 

4. Promover um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal
É indiferente se os seus colaboradores estão a trabalhar em casa ou no local de trabalho, deve assegurar que conseguem manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.
Incentive-os a fazer pausas com regularidade, incluindo a pausa para o almoço – especialmente se estiverem a trabalhar a partir de casa, em que muitas vezes se confunde o tempo de trabalho e de lazer pois os espaços em que ocorrem são os mesmos. Dessa forma, poderão manter-se produtivos e realizar o melhor trabalho possível para a empresa.

 

5. Não descurar o reconhecimento pelo trabalho que realizam
Em tempos de incerteza, a sua equipa estará decerto a esforçar-se ainda mais para que a sua empresa continue a avançar na direcção certa. Alguns podem até trabalhar mais horas para se certificarem que as operações continuam a funcionar sem percalços.
Mais do que nunca, não se esqueça de reconhecer os seus colaboradores pelo trabalho realizado. E a recompensa não precisa de ser dispendiosa: um simples “obrigado” sincero não só demonstra a sua gratidão, como também faz a sua equipa perceber que é muito valiosa para o negócio.
Ler Mais