COVID-19. Sente que a sua empresa não está preparada para esta crise? Leia esta notícia

É impossível prever exactamente até que ponto as empresas serão afectadas pelo COVID-19. Mas é importante que as organizações actuem de forma rápida e decisiva perante os problemas que enfrentam hoje, para estarem preparadas para potenciais interrupções mais prolongadas.

 

A Adecco reuniu alguns pontos-chave para ajudar as empresas a prepararem-se para o futuro.

1. Comité de crise para coordenar a resposta geral e comunicar com colaboradores, clientes 
Esta equipa, designada por comité de crise, deve ser encarregue de desenvolver comunicações que vão manter os colaboradores, os clientes e os parceiros de negócios informados sobre a estratégia, os planos de continuidade de negócios, os protocolos de saúde e a segurança e possíveis cenários que afectam o local de trabalho. A má comunicação interna pode desencadear especulações e levar à desconfiança e ao medo.

 

2. Fonte de informações médicas de confiança para ajudar a informar os colaboradores 
A Internet está cheia de informações erradas, pelo que será benéfico para todas as organizações, decidir onde vão encontrar a verdade e manter-se actualizados com as mudanças diárias. Algumas organizações terão médicos em quem confiar, outras podem ter de recorrer à Organização Mundial de Saúde ou a agentes nacionais de saúde pública. Depois de reunir as melhores informações, verifique se são facilmente acessíveis aos colaboradores e actualizadas regularmente. Nomeie uma pessoa que será a única fonte de informação.

 

3. Políticas em vigor por um período de quarentena
Precisa de informações médicas actualizadas sobre todas estas práticas para determinar o que precisa ser implementado na sua organização.

 

4. Se mantiver escritórios pelo mundo, conheça os requisitos legais que podem afectar demissões ou a decisão de fechar um escritório inteiro noutros mercados
Em alguns países europeus as relações com os colaboradores, os obstáculos legais e políticos são consideravelmente maiores e levam mais tempo. Encarregue os líderes dos Recursos Humanos de todos os países onde opera, para identificar quaisquer problemas que possam impedir de tomar decisões rápidas sobre medidas adversas no local de trabalho.

 

5. Garanta um local de trabalho seguro
Os empregadores devem fornecer um local de trabalho seguro e saudável. Em muitos países, os colaboradores podem recusar-se a trabalhar num local de trabalho inseguro. Esteja preparado para lidar com recusas de trabalhar em áreas específicas, para visitar determinados locais ou trabalhar com certas pessoas. Verifique se os avisos são publicados no local de trabalho, na intranet da empresa e partilhados por email e se os desinfetantes para as mãos estão em destaque. Use instruções claras e simples.

 

6. Protocolos e ferramentas para teletrabalho
Se a sua empresa fabrica automóveis, não pode enviar os colaboradores da linha de montagem trabalhar apara casa. Mas noutro tipo de empresas, o trabalho remoto será uma opção eficaz para ajudar a evitar a propagação do vírus. Para fazer isso, tem de saber se os seus colaboradores têm as ferramentas necessárias para trabalhar em casa, como computadores, VPN segura, entre outras.

 

7. Plano de continuidade de negócios
Para garantir a cobertura de todas as principais actividades comerciais. Muitas empresas ainda dependem das funções de vendas e suporte presenciais. Se não pode enviar o seu pessoal para atender clientes ou se eles se recusarem a viajar, como é que continuarão a oferecer suporte aos seus produtos ou serviços? Ao planear estratégias, lembre-se de que os seus clientes também estão a procurar formas de trabalhar remotamente. Certifique-se que tem um plano para sustentar relacionamentos críticos de negócios.

 

8. Orientação e apoio aos directores de área e departamentos
Para ajudá-los a acalmarem a ansiedade das suas equipas e lidar efectivamente com quaisquer casos de preconceito ou discriminação. Os líderes da linha de frente serão particularmente importantes e terão de enviar uma mensagem consistente e positiva.

 

9. Ficha de colaborador completa e de todos os seus colaboradores
Pode parecer uma pergunta bastante simples, mas ficaria surpreendido com a quantidade de empresas que não têm informações de contacto adequadas aos seus colaboradores. O surto de COVID-19 representa uma ameaça que exige que todos os empregadores recolham o máximo de informações possível sobre os seus colaboradores e possam entrar em contacto rapidamente, quando estes não estiverem no local de trabalho.

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