Criatividade também é trabalho

Universidade do Porto premeia ideias de negócioA criatividade não é só inspiração e exige esforço e trabalho. Um artigo da revista Fast Company mostra-lhe como espicaçar a sua mente.

A criatividade não é apenas uma questão de inspiração: envolve muito trabalho. Assim o assegura um artigo da revista Fast Company, que defende que as melhores ideias só são fruto de esforço e persistência. E oferece uma análise de alguns pontos essenciais que tornam as melhores ideias possíveis.

Não se esqueça da descrição de criatividade apresentada pela Fast Company: criatividade é «encontrar ligações entre coisas que, à partida, não parecem estar relacionadas».

Concentração. «Passa-se muito mais na sua mente do que o que consegue observar, para além dos pensamentos conscientes», revela a revista. Para trabalhar estes pensamentos, segundo a Fast Company, é necessário um maior esforço  de concentração para conseguir organizar e captar as melhores ideias.

“Aha!”. O ‘click’ que se dá num momento súbito de inspiração pode não ser assim tão súbito, segundo a Fast Company. «Um momento de ‘insight’ é o resultado de todo o ciclo de pensamento anterior», fruto da «reorganização ou reestruturação dos elementos de uma situação ou problema».

Memória de curto prazo. A Fast Company considera que uma memória de curto prazo «afinada» é importante para o processo criativo. «As pessoas têm um montante finito de atenção  – e a forma como a investe é decisiva para a sua vida. Investigadores de um grupo de universidades holandesas estudaram os efeitos produtivos de uma memória de curto prazo bem afinada, considerando que esta «permite a combinação persistente, focada e sistemática de elementos e possibilidades» – a tal recombinação na qual reside a chave da criatividade, segundo a revista.

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