Curso de media training para advogados e administradores
O INDEG-IUL, a escola de Formação de Executivos do ISCTE-IUL, em conjunto com alguns dos mais reputados jornalistas portugueses, vai disponibilizar um novo curso de media training.
O programa tem como objectivo dotar os advogados de competências de comunicação em televisão, rádio, imprensa e online e aprofundar o seu conhecimento sobre como nasce, cresce e se desenvolve uma notícia.
O curso de Media Training do INDEG-IUL, cujas inscrições estão abertas durante todo o mês de Março, fará um retrato pormenorizado dos grupos de Media em Portugal, explicará a forma como funciona uma redacção, o que define e condiciona a relação entre a fonte e o jornalista, assim como, o que pode ser feito por cada advogado para potenciar o seu nome-marca.
A formação, que terá início em Abril, destaca-se pela sua vertente prática, onde cada participante será preparado e testado em cenário real de entrevista: nos estúdios de televisão do Económico TV, nos estúdios de rádio do Grupo Renascença e em entrevista escrita. Por fim, aprenderão a potenciar o jornalismo online e as redes sociais.
Para enriquecer esta experiência, o INDEG-IUL convidou alguns dos mais reconhecidos jornalistas portugueses, entre eles Vitor Gonçalves (RTP), Raquel Abecassis (RR), Ricardo Jorge Pinto (Lusa), António Costa (Diário Económico), Martim Avillez Figueiredo (Grupo Imprensa), Inês Serra Lopes (antiga directora do Independente e do Semanário Económico), entre outros.
«É tão óbvia a importância deste curso quanto foi há uns anos atrás evidente para todos, a necessidade dos jornalistas terem formação jurídica. Nesta altura, fazia sentido disponibilizar uma formação para os juristas aprofundarem o seu conhecimento sobre o mundo dos media porque parte do ruído que é gerado em torno da justiça tem origem, também, na forma como os advogados comunicam», afirmou Francisco Teixeira, jornalista que já passou pelo Expresso, Diário Económico e Rádio Renascença e que é director Executivo do programa de Media Training do INDEG-IUL, em conjunto com Rui Pedro Batista, do Económico TV.
Para além dos advogados, os destinatários do curso são juristas e administradores de empresas que tenham, por vontade própria ou por obrigação, exposição pública e que necessitem de melhorar o seu conhecimento sobre o mundo da comunicação social, os seus protagonistas e os mecanismos que definem e determinam as notícias que são publicadas ou emitidas em televisão, rádio, imprensa e online.
Mais informações: Curso Media Training