Customer experience a partir de casa? Sim, é a nova aposta desta empresa
A Teleperformance Portugal implementou o Teleperformance Cloud Campus, um novo modelo de negócio, que já está em funcionamento com seis clientes de diferentes sectores, e que permite aos seus colaboradores prestar serviços de customer experience, back-office services e knowledge services, na cloud e sempre em equipa, a partir de casa.
Com base em várias ferramentas colaborativas, o conceito Cloud Campus foi criado para dar a possibilidade aos elementos da equipa de estarem em permanente contacto, num ambiente de trabalho virtual, a partir de qualquer geografia do mundo.
Para além disso, todo o processo de contratação, formação e gestão de equipas de especialistas é efectuada remotamente.
Conjugar as mais recentes evoluções tecnológicas (internet 5G, aumento da qualidade de soluções de videoconferência, plataformas colaborativas, massificação de portáteis, etc.) e uma cultura de trabalho em crescente mudança, que valoriza a flexibilidade de horários e a liberdade de escolha do local a residir, foi um intuito da construção deste modelo.
De acordo com João Cardoso, CEO da Teleperformance Portugal, «o Cloud Campus surge como uma resposta estruturada à crescente tendência de colocação dos colaboradores em home office para assegurar um equilíbrio mais sustentado entre a vida profissional e a vida pessoal. Nesse sentido, estamos convictos que este novo modelo nos vai permitir conectar com uma força de trabalho cada vez mais talentosa, qualificada e motivada».
O Teleperformance Cloud Campus começou a ser pensado e desenvolvido em 2019, antes e sem qualquer perspectiva da actual pandemia COVID-19. «Estou convicto que este modelo inovador será uma vantagem competitiva para a Teleperformance. Em primeiro lugar, foi desenvolvido para ser um modelo de negócio resiliente e flexível, de modo a evitar o risco de interrupção das operações de uma empresa. Permite ajustar facilmente o trabalho prestado de acordo com as necessidades de cada cliente e, por fim, vai ao encontro das necessidades dos profissionais actuais que valorizam o seu espaço e a gestão do seu tempo em função das suas prioridades, nunca comprometendo o desenvolvimento da sua carreira profissional», explica o CEO.
Para concluir, João Cardoso destaca que «pretendemos que este seja também um modelo sustentável e inclusivo, porque contribui para a diminuição da nossa pegada ecológica – através da redução da mobilidade dos colaboradores, dando-lhes a possibilidade de viver e trabalhar em áreas mais rurais, e dá a oportunidade que pessoas com incapacidades físicas desenvolvam uma carreira na área do costumer experience».