Deloitte distinguiu as empresas com as melhores práticas de governance. Conheça os vencedores
Já foram conhecidos vencedores da 35.ª edição dos Investor Relations & Governance Awards (IRGAwards), prémios da Deloitte que distinguem as melhores práticas de governance no mercado de capitais português.
A cerimónia, que decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, contou com a participação especial de Tim Maurer, especialista em Cibersegurança & Políticas Públicas e antigo director do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Este ano, tendo em conta o actual contexto mundial marcado por importantes transformações geopolíticas, económicas e sociais, os IRGAwards foram inspirados no tema “Building better futures, together”, com o intuito de debater os desafios que os líderes e organizações enfrentam actualmente e com os quais têm de se debater na construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
Seguindo a evolução dos prémios ao longo das últimas três décadas, a 35.ª edição caracteriza-se pela introdução de novos critérios metodológicos com o objectivo de aumentar a representatividade das organizações e personalidades elegíveis, num esforço contínuo de acompanhamento do desenvolvimento do próprio mercado.
Para o seu apuramento foi auscultado um vasto colégio eleitoral, composto por representantes de entidades que actuam no mercado financeiro e empresarial, cujas contribuições conduziram à constituição de listas de nomeados, com base nas quais o júri fez a escolha final.
O corpo de jurados foi presidido por Vítor Bento, juntamente com outras personalidades: António Esteves, Álvaro Nascimento, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, João Moreira Rato, Luís Amado, Nuno Gracias Fernandes e Patrícia Teixeira Lopes.
Os vencedores da 35.ª edição dos IRGAwards são:
Lifetime Achievement Award: Alberto de Castro, Altri
Esta distinção, que resulta da deliberação directa do júri, foi atribuída a Alberto de Castro, chairman da Altri, pelo seu contributo para a economia portuguesa ao longo de mais de 40 anos de carreira.
CEO Award: João Manso Neto, Greenvolt
Nesta categoria, que distingue os líderes que obtiveram um desempenho de excelência ao longo do ano de 2022, através da votação do Colégio Eleitoral, estavam ainda nomeados António Rios de Amorim (Corticeira Amorim), Miguel Maya (Banco Comercial Português) e Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos).
CFO Award: Rui Teixeira, EDP
Através da votação do Colégio Eleitoral, entre os nomeados a este prémio, que distingue os gestores que mais contribuíram para desenvolvimento financeiro das empresas, estavam: Ana Luísa Virgínia (Jerónimo Martins), Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim) e Miguel Bragança (Banco Comercial Português).
Investor Relations Officer Award: Cláudia Falcão, Jerónimo Martins
Esta distinção reconhece o desempenho nas relações com os investidores e o mercado em 2022, estando também nomeados Bernardo Collaço (Banco Comercial Português), Miguel Viana (EDP) e Otelo Ruivo (Galp)
Sustainability Initiative Award: SIBS com o projecto MB Way Ser Solidário “Ajudar é tão fácil”
Esta categoria reconhece a iniciativa que mais se destacou pelo seu contributo na melhoria das condições do governo societário ou do mercado, impactos sociais e ambientais da actividade empresarial em 2022. Entre os nomeados estiveram também a Auchan com o projecto Militantes Desperdício Zero; o Banco Montepio com o projecto Igualdade, Inclusão e Cidadania; e a Corticeira Amorim com o projecto Intervenção florestal na Herdade de Rio Frio.
Transformation Award: Navigator com o projecto From Fossil to Forest
Nesta categoria, que avalia os projectos de transformação que foram capazes de impactar positivamente e de maneira significativa as actividades ou negócio das respectivas empresas no último ano, estiveram ainda nomeados os CTT com o projecto Locky – Rede de cacifos; a Fidelidade com o projecto Just in case; e a Galp com o projecto Sherpa e Centric.