Deloitte distinguiu as empresas com melhor desempenho em Portugal. Conheça os vencedores

Já são conhecidos os vencedores da 36ª edição dos Investor Relations & Governance Awards (IRGAwards), iniciativa da Deloitte que anualmente premeia a contribuição dos líderes e das organizações no desenvolvimento do mercado e da economia nacional.

 

A cerimónia, que decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, contou com a participação especial de Nina Schick, especialista em Inteligência Artificial e pioneira na identificação desta tecnologia como ponto de viragem para a Humanidade.

 A 36ª edição dos IRGAwards convocou os líderes nacionais a reflectir sobre as potencialidades e o impacto da inteligência artificial no desenvolvimento da sociedade, quer do ponto de vista humano, quer do ponto de vista empresarial. Com o tema ‘Upscaling human strength’, os IRGAwards tiveram como principal mote a transformação digital em curso nas organizações, mostrando o impacto da evolução da tecnologia nos mercados.

Para o apuramento dos elegíveis aos prémios CEO Award e CFO Award foram considerados os profissionais que tenham exercido a sua função, durante o maior período em 2023, numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, numa entidade de interesse público ou num grupo económico com um volume de negócios igual ou superior a 400 milhões de Euros. No que se refere ao IRO Award, foram considerados como elegíveis os profissionais que exerceram a sua função numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, durante o maior período no mesmo ano.

Os vencedores foram posteriormente deliberados pelo júri da iniciativa, presidido por Vítor Bento, juntamente com outras personalidades com experiência relevante no mercado financeiro e não financeiro: Álvaro Nascimento, Ana Pinho, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, Isabel Furtado, João Moreira Rato, Nuno Gracias Fernandes, Patrícia Teixeira Lopes e Pedro Siza Vieira.

Os vencedores da 36ª edição dos IRGAwards são:

Lifetime Achievement Award: Diane Villax
Esta distinção, que resulta de uma deliberação direta do júri, foi atribuída a Diane Villax, founder chairman da Hovione, pelo trabalho desenvolvido em prol da ciência e da investigação no sector farmacêutico ao longo dos últimos 65 anos.

 

CEO Award: Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos)
Este prémio destaca a excelência na actuação dos líderes ao longo ano de 2023. Estavam igualmente nomeados nesta categoria João Manso Neto (Greenvolt), Miguel Maya (Banco Comercial Português) e Miguel Stilwell d’Andrade (EDP).

 

CFO Award: Miguel Bragança (Banco Comercial Português)
Nesta categoria que reconhece os gestores que mais contribuíram para a robustez financeira das organizações estão também nomeados: Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim), Maria João Carioca (Galp) e Rui Teixeira (EDP).

 

IRO Award: Ana Fernandes (Greenvolt)
Este prémio é o reconhecimento do desempenho nas relações com os investidores e o mercado de capitais. Estavam nomeados nesta categoria: Bernardo Collaço (Banco Comercial Português), Cláudia Falcão (Jerónimo Martins) e Miguel Viana (EDP).

 

Sustainability Initiative Award: Revigrés com o Plano Integrado para a Descarbonização e Eficiência Energética
Esta categoria reconhece os projectos ou iniciativas que com impacto significativo num, ou mais, pilares da
sustentabilidade iniciados ou concretizados em 2023. Entre os nomeados estavam ainda: a Águas do Tejo
Atlântico com o projecto O Caminho Linear para a Circularidade da Água, a Caixa Geral de Depósitos com
o projecto O Rating ESG e a digitalização da comunicação às empresas e a Casais com o projecto
Industrialização da Construção: piloto de Guimarães.

 

Transformation Award: NORS com o Programa de Transformação CORE
Nesta categoria que avalia os projectos ou iniciativas com impacto significativo na transformação das actividades ou negócio das empresas no último ano, estiveram também nomeados: a Bondalti com o projecto ElectroLithium e a Volkswagen Autoeuropa com o projecto Digitalisation: Data Driven Factory.

Ler Mais