Dia Internacional da Mulher. Várias empresas estão a assinalar a data. Veja como

O Dia Internacional da Mulher comemora-se hoje, dia 8 de Março, e várias empresas vão assinalar esta data.

 

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Microsoft anunciou a segunda edição do Microsoft Power Women Awards, uma iniciativa internacional que visa premiar e dar visibilidade a mulheres que ocupam cargos de liderança no ecossistema de parceiros da Microsoft.

Após a primeira edição, realizada no ano passado, ter superado as expectativas com um total de 159 nomeações recebidas de todos os países participantes, a edição de 2024 do Microsoft Power Women Awards vai alargar o seu alcance para abranger toda a região EMEA, incluindo 15 países (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e quatro áreas distintas (África, Europa Central, Médio Oriente e Sudeste da Europa).

Este ano, a vencedora de cada país será anunciada a 24 de Junho. Todas as 19 vencedoras serão convidadas a participar na segunda edição do Microsoft Women Leadership Executive Program, uma acção formativa de três dias desenvolvida pela Professora Jennifer Petriglieri, na INSEAD Business School em Fontainebleau, França, a começar em Novembro de 2024.

Para participarem nesta iniciativa, as mulheres em concurso têm de integrar o ecossistema de parceiros da Microsoft e assumir cargos de liderança, sendo que poderão autonomear-se ou ser nomeadas por colaboradores da Microsoft com o seu consentimento até ao dia 8 de Maio através deste link.

 

Para celebrar o Dia da Mulher, sob o mote “Driving Change”, a Critical TechWorks, joint-venture entre a Critical Software e o BMW Group, lançou uma campanha de sensibilização. Com a participação de 14 colaboradoras da tecnológica portuguesa, a iniciativa tem como objectivo destacar a presença feminina em diversas áreas que têm maior preponderância masculina, de forma a inspirar todas as mulheres enquanto impulsionadoras da mudança.

A campanha marca presença no digital e em mupis até dia 13 de Março, em Lisboa, Porto e Braga, com o objectivo de sensibilizar para alguns factos e dados estatísticos que provam que ainda existe desigualdade de género em muitos sectores do nosso quotidiano.

 

Já a Prosegur lança a campanha anual “Sem Etiquetas”. Esta iniciativa, que se estenderá ao longo do ano em Portugal, Espanha e países da América Latina, onde a Prosegur está presente, destaca o compromisso da empresa com a igualdade de género e os direitos laborais. Como parte do lançamento, a Prosegur organizou a conferência “Sem etiquetas: redefinir o poder do género”, com a participação da reconhecida especialista espanhola em capacitação feminina, Marta Puente.

 

Também a BI4ALL, empresa de serviços de Data, Analytics e Inteligência Artificial, dá a conhecer a sua mais recente parceria com a Geek Girls Portugal, uma comunidade portuguesa focada no envolvimento, inspiração e capacitação de mulheres para a área tecnológica. Esta parceria surge no âmbito do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da BI4ALL, que integra o seu novo Modelo de Sustentabilidade, dividido em People & Planet, e onde constam objectivos relacionados com um maior apoio às comunidades locais e globais.

A parceria da BI4ALL com a Geek Girls Portugal assenta em dois momentos principais: uma ação de Job Shadowing no Dia da Mulher, em que a consultora vai receber quatro mulheres alunas/recém-licenciadas nas áreas de IT, nos escritórios de Lisboa e Porto, onde irão experienciar um dia de trabalho acompanhadas por uma colaboradora da empresa, num contexto de mentoria e integração no mundo corporativo.

 

O BPI e a Rádio Renascença celebram esta data com uma emissão especial. Até 10h00, o programa As Três da Manhã vai estar em directo no espaço BPI All In One, no Saldanha, para debater a igualdade de género e o impulso ao talento feminino em diversos domínios.

Ao longo da manhã, as animadoras Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves vão conversar com Soraia Filipe, data scientist do BPI, sobre o que é ser uma das poucas mulheres na área da inteligência artificial em Portugal, e com a internacional portuguesa Francisca (Kika) Nazareth, um dos maiores talentos do futebol feminino. O BPI é patrocinador oficial da Seleção A de Futebol Feminino e dá nome à liga de futebol feminino, a Liga BPI, desde 2018. O Presidente Executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, também se vai juntar à conversa para abordar o trabalho do Banco na promoção da igualdade de género e no empoderamento das mulheres.

À tarde, a emissão especial passa para os estúdios da Rádio Renascença, onde os animadores do programa T3 – Renato Duarte, Filipa Galrão e Daniel Leitão – vão conversar com responsáveis da associação de desenvolvimento Beira Serra tem em curso um projecto destinado a famílias monoparentais femininas, nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte. O projecto foi financiado pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário. Constança Macedo, Diretora de Marca e Comunicação do BPI, vai abordar o trabalho do Programa BPI Voluntariado, entre outras iniciativas de responsabilidade social do Banco.

 

O Grupo Adecco Portugal lançou uma campanha de recolha de bens essenciais para a Dress for Success® Lisboa, uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade e que estão à procura de emprego.

Esta iniciativa, que surgiu no âmbito do Dia Internacional da Mulher, está a decorrer na sede da Adecco Portugal, em Lisboa. A empresa de Recursos Humanos lançou o desafio a todos os seus colaboradores, assim como a quem queira participar, de recolher um conjunto de produtos de higiene pessoal para que, posteriormente, a Dress for Success® Lisboa possa entregar às suas beneficiárias.

Nesta recolha vários são os produtos identificados como prioritários, nomeadamente: gel de higiene íntima; desodorizantes; shampoos; amaciadores; pensos higiénicos; tampões; gel de duche; hidratante corporal; creme de rosto; creme de olhos; sabonete para o rosto; pasta de dentes; escova de dentes e maquilhagem.

 

Também a Foundever™, em parceira com a Inspiring Girls Portugal vai lançar o Podcast do Dia da Mulher. Com o objectivo de inspirar outras mulheres, Mariana Victorino, head of EMEA Communications & Multilingual Region Marketing director da Foundever, e Joana Frias Costa, presidente e fundadora da Inspiring Girls Portugal, vão falar sobre os seus percursos profissionais e deixar mensagens importantes para as estudantes que vão entrar no mercado de trabalho em breve. O episódio estará disponível no LinkedIn da Foundever.

 

A Phenix, startup que tem como objectivo combater o desperdício alimentar enão alimentar, vai promover uma tarde especial de voluntariado na Casa de Santo António, no Dia Internacional da Mulher.

Convidada pelo movimento Stop Working for Change, que leva as empresas a dedicarem tempo a acções de voluntariado em ONGs, a Phenix, empresa certificada enquanto B Corp, escolheu fazer a sua acção de voluntariado na Casa de Santo António, como forma de destacar a disparidade de género e a importância do apoio a mulheres em início de vida, especialmente mães solteiras.

A Phenix, com a ajuda da Casa de Santo António, irá assim preparar um lanche temático para todas as mulheres residentes na instituição, como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher. Este gesto simbólico é uma forma de reconhecer e valorizar as mulheres da Casa de Santo António e as suas histórias.

 

O Banco Português de Gestão vai promover ao longo de todo o mês de Março a oferta de condições especiais de remuneração bonificada em +0.125% na subscrição dos depósitos a prazo bpg valor, exclusivamente para contas tituladas por mulheres, novas e actuais clientes.

Para além da celebração da data, a iniciativa visa sobretudo contribuir para a promoção e reforço da literacia financeira, sublinhando a importância da poupança enquanto elemento essencial da igualdade e autonomia das mulheres.

Para beneficiar da oferta, que apenas estará disponível para subscrição aos balcões, pode entrar em contacto pelo telefone 213 131 000 (chamada para rede fixa nacional) ou 800 236 236 (gratuito), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

 

A Católica Lisbon School of Business & Economics volta a lançar dois programas cujo principal objectivo é apoiar o empreendedorismo feminino. Estas iniciativas, recorde-se, são gratuitas.

O Programa Women Entrepreneur@Católica-Lisbon (WE), vai ter lugar no próximo dia 24 de Maio, nas instalações da Católica Lisbon, e é gratuito mediante inscrição prévia. O programa destina-se a todas as mulheres que acabam de lançar ou estejam a pensar lançar o seu negócio. Consiste na realização de workshops, de 1h15mn cada, sobre temas importantes para a construção de um negócio.

As inscrições são feitas aqui, a partir de dia 15 de Março.

O programa Back-To-Market, tem como objectivo apoiar a reintegração no mercado de trabalho. Este programa, também gratuito, destina-se a mulheres que tenham tido necessidade de interromper a sua actividade profissional, por motivos variados, e estão com dificuldade em voltar ao mercado de trabalho.

As destinatárias são mulheres com formação base de gestão, economia, finanças ou com experiência prévia nestas áreas. As inscrições estão abertas para a próxima edição que iniciará em Maio. As interessadas deverão enviar email com o seu CV para CEA@ucp.pt.

Ler Mais