Dia Internacional dos Recursos Humanos. Qual o principal desafio e que futuro para a Gestão de Pessoas? A Concentrix Portugal responde
Por ocasião do Dia Internacional dos Recursos Humanos, que se assinalou ontem, dia 20 de Maio, a Human Resources perguntou a 11 empresas especialistas qual o principal desafio para os gestores de pessoas e como perspectivam o futuro. Estamos a apresentar os seus testemunhos ao longo da semana.
Lina de Jesus, People Solutions director da Concentrix Portugal (ex-Webhelp), partilha a sua análise.
Qual é o principal desafio para os profissionais de gestão de pessoas actualmente? E daqui a 5/10 anos?
O principal desafio para os profissionais que gerem pessoas é atrair e reter talentos num cenário em que as necessidades dos colaboradores são cada vez mais diversificadas e complexas. A atracção de talentos passa pela oferta de modelos de trabalho flexíveis, incluindo o teletrabalho e o trabalho remoto. Estes modelos têm-se revelado eficazes na promoção do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, algo muito valorizado pelos trabalhadores actuais.
No entanto, a retenção destes talentos exige a criação e manutenção de uma cultura empresarial sólida e envolvente, o que é extremamente difícil de conseguir apenas através de interacções virtuais. A construção de uma cultura forte depende de ligações humanas genuínas e da partilha de valores e objectivos comuns, o que é um desafio quando a maior parte da comunicação é feita através de ecrãs.
Dentro de 5/10 anos, um dos desafios será a incorporação da Inteligência Artificial (IA) nos modelos de trabalho. A IA promete transformar a forma como trabalhamos, automatizando tarefas repetitivas e permitindo que os profissionais se concentrem em actividades mais estratégicas, criativas e criadoras de valor. No entanto, esta transição não será automática nem isenta de dificuldades.
Os gestores de pessoas devem começar a perceber como integrar a IA de forma a complementar o trabalho humano, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua. Para além disso, será crucial garantir que os colaboradores não se sintam ameaçados pela automação, mas sim capacitados para utilizar estas novas ferramentas para melhorar a sua produtividade e satisfação no trabalho.
Como vê o futuro da Gestão de Pessoas?
A Gestão de Pessoas tem um futuro promissor, sobretudo tendo em conta os desafios e transformações que estamos a viver. As mudanças tecnológicas, sociais e económicas estão a alterar o mercado de trabalho e os profissionais de RH terão um papel crucial na adaptação das organizações às novas realidades, desde a integração da IA à criação de ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos e diversificados.
Para além disso, a gestão de pessoas será vital na promoção do bem-estar e da saúde mental dos colaboradores, um aspeto que ganhou importância nos últimos anos e que continuará a ser uma prioridade. Com o aumento da procura de flexibilidade e a necessidade de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, os profissionais de RH terão de desenvolver políticas que respondam a estas necessidades, ao mesmo tempo que promovem um sentimento de pertença e contribuem para um objectivo.
Em suma, a área de Gestão de Pessoas tornar-se-á cada vez mais estratégica, centrando-se não apenas em processos e políticas, mas na criação de ambientes de trabalho sustentáveis, inovadores e centrados no ser humano.