Dia Internacional dos Recursos Humanos. Qual o principal desafio e que futuro para a Gestão de Pessoas? O ManpowerGroup responde

Por ocasião do Dia Internacional dos Recursos Humanos, que se assinalou dia 20 de Maio, a Human Resources perguntou a 11 empresas especialistas qual o principal desafio para os gestores de pessoas e como perspectivam o futuro. Estamos a apresentar os seus testemunhos ao longo da semana. 

 

Pedro Amorim, Corporate Sales director do ManpowerGroup, fez a sua análise.

 

Qual o principal desafio para os profissionais de Gestão de Pessoas, hoje? E daqui a 5/10 anos?
Actualmente, o grande desafio na gestão de pessoas está ligado à adopção de tecnologia. Com o cenário de transformação digital, é hoje muito importante que os profissionais de recursos humanos não só tenham a capacidade de lidar e de entender as pessoas, mas também de o fazer com a tecnologia, estando a par de inovações como a Inteligência Artificial e compreendendo o seu impacto. À medida que estas novas tecnologias se tornam mais presentes na actuação das empresas, a gestão de pessoas deve trabalhar com managers e equipas para reforçar a sua motivação, acalmar os receios em torno do emprego, gerir a transformação organizacional e promover as iniciativas de requalificação.

É fundamental que as organizações comecem a antecipar esta tendência, porque vai ser, de facto, aquilo que irá marcar a gestão de pessoas nos próximos anos. Daqui a 10 anos, um profissional de gestão de pessoas deve ter, para além das competências humanas e técnicas ligadas à gestão do talento, também competências técnicas associadas à transição digital. Destaco a capacidade de análise de dados e o people analytics, uma vez que quem conseguir gerir bem os dados e informações, recrutando os profissionais certos e apostando também na sua retenção, vai estar, sem dúvida, um passo à frente.

De referir ainda que, à medida que aumenta a mobilidade internacional, cada vez mais facilitada por modelos de negócio e de trabalho cada vez mais digitais, ampliamos também o espectro de actuação dos profissionais de gestão de pessoas, que devem conseguir gerir pessoas não só ‘de perto’, mas também remotamente.

 

2. Como perspectiva o futuro da área de Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas será cada vez mais parte integrante do negócio e vai ter de continuar a liderar de um investimento contínuo e crescente no talento. O gestor de pessoas do futuro precisará, por isso, de estar próximo do centro das decisões estratégicas e atuar em alinhamento e reforço da direcção-geral da empresa. Terá de justificar processos e investimentos com uma perspectiva analítica acentuada e demonstrar de forma clara o retorno sobre os investimentos em pessoas.

A aceleração da produtividade será igualmente crucial, ao mesmo tempo que se impõe uma compreensão profunda das flexibilidades e necessidades individuais dos colaboradores, nomeadamente no que diz respeito ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Terá que continuar a ser também altamente competente no uso de tecnologia, indo além das práticas tradicionais, para projectar futuras necessidades de talento e tomar decisões mais ágeis sobre contratações e saídas. E para desempenhar esse papel eficazmente, precisará de ter um conhecimento profundo do negócio e estar fortemente envolvido nele.

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