Dia Mundial da Saúde Mental: Quer ter um espaço de trabalho saudável? Estas dicas são essenciais
Em Portugal, os números relativos a problemas do foro mental não são animadores, com três em cada quatro profissionais a apresentar pelo menos um sintoma de burnout e quase metade a manifestar três. Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora hoje, dia 10 de Outubro, o IDEA Spaces, partilha algumas das dinâmicas e cuidados que podem ser postos em prática pelas empresas.
Ora tome nota:
1. Combater o estigma e normalizar a valorização da saúde mental
Reconhecer que estamos com alguma dificuldade ou problema deve ser um comportamento normalizado nas empresas. Apesar de esta questão ter sido estigmatizada durante muito tempo, as empresas e líderes devem desenvolver estratégias e mecanismos que desconstruam o preconceito e que criem uma cultura empresarial regida pelo diálogo aberto e pela sensibilização.
2. Incentivar o autocuidado entre os membros da equipa
O horário de trabalho ocupa uma fatia considerável do dia, mas não deve ser motivo para descurar o autocuidado. Neste sentido, as empresas devem proporcionar momentos em que os colaboradores consigam dedicar tempo a si próprios, promovendo a autoestima e o bem-estar. Consultas gratuitas de psicologia, flexibilidade de horário, sessões de relaxamento, meditação ou um sistema de buddies podem ser algumas das medidas a criar no local de trabalho.
3. Promover dinâmicas internas em grupo
Trabalhar em grupo é importante, mas para haver boas sinergias dentro do escritório, é importante dinamizar actividades que promovam a coesão do grupo Porque não criar momentos de teambuilding que aproximem as pessoas e que aumentem o sentimento de pertença? Deste modo, cria-se um sentido de comunidade, no qual as pessoas se sentem mais integradas. Esta proximidade pode resultar numa maior facilidade em iniciar momentos de diálogo, importantes para comunicar eventuais problemas ou dificuldades.
4. Cultivar a empatia
A promoção de um olhar atento é fundamental para compreender de que modo se pode ser (pro)activo, com vista a melhorar a qualidade de vida dos colegas de trabalho. Neste sentido, a empatia deve ser parte integrante das culturas organizacionais, já que tem um impacto positivo na saúde mental das equipas.
5. Celebrar conquistas da equipa mas sem descurar o sucesso individual
A celebração de conquistas é um momento que deve ser valorizado em equipa, já que promove a autoestima e o trabalho realizado pelos colaboradores. Neste sentido, os líderes devem promover esta sensibilidade, de modo a motivar e dar valor às competências individuais de cada um.