Dicas (preciosas) para melhorar a comunicação interna em tempos de crise

Numa altura em que empresas estão a sentir os efeitos da crise provocada pela COVID-19, a comunicação interna assume um papel muito importante.

 

Tendo isto em mente, a Media em Movimento partilha algumas dicas que podem ajudá-lo a gerir melhor uma crise e a comunicar internamente da melhor forma.

É muito importante localizar fontes de informação que lhe permitam ir medindo o impacto de uma crise. As fontes podem ser notícias na imprensa; posts nas redes sociais; emails com feedback de clientes; pedidos ou sugestões de colaboradores; portais de reclamações; petições online, entre outras.

Crie uma lista das fontes de informação e monitorize-as diariamente, criando um diário de bordo com a evolução e resolução para cada uma.

Deve ainda classificar os conteúdos de cada fonte por prioridade, definindo respostas para cada uma, organizando o seu plano de contigência de crise. Isso irá ajudar a manter a boa comunicação interna e a medir os impactos na fase de avaliação da crise.

 

Envolva a sua equipa
Todos sabemos que em situação de crise de uma empresa, a tendência é cortar o investimento na comunicação e no marketing.

Isso é um erro de gestão que pode sair caro mais tarde, obrigando a empresa a (Re)agir ao invés de criar as suas próprias soluções, inovando na forma como encara o motivo da crise.

A Media em Movimento reforça a importância dos colaboradores estarem bem informados da situação actual da empresa, pois só assim “vestirão a camisola”.

Um colaborador satisfeito vai comprometer-se com as decisões de gestão da administração, criando empatia com as soluções encontradas e vai querer fazer parte do processo.

Por isso, a solução é comunicar de forma transparente, evitando ruídos e boatos, melhorando o clima organizacional.

 

Dicas de comunicação interna para que a equipa acompanhe o processo: 
1. Disponha de uma intranet ou local de publicação de comunicados internos;

2. Crie uma newsletter interna, mesmo que digital, para publicar decisões e notícias da empresa;

3. Invista na comunicação interpessoal – delegue aos supervisores a passagem da informação internamente;

4. Potencie dinâmicas de grupo para testar ideias e novas abordagens a desafios da empresa;

5. Apresente os resultados em equipa para que sejam validados.

 

Inovação com Canvas
O Business Model Canvas é um mapa das principais áreas que constituem uma empresa e pode ser também uma receita de estratégia na monitorização de crises, encontrando soluções inovadoras de saída e até reinvenção de negócios.

O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia. 

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