Director de Recursos Humanos – Prémios Human Resources 2022

Qual a (o) Director de Gestão de Pessoas / Recursos Humanos que mais gostaria de ter na sua organização / empresa?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Catarina Horta

_______________________________________________________________________________________________________

 

Catarina Tendeiro

Gestora de Pessoas em empresas nacionais e multinacionais, com funções de liderança e geração de sólidos resultados. Começou a carreira no Banco BPI, e em 2001 assumiu a direção da Frans Maas Logistica (Autoeuropa). Trabalhou 12 anos no IKEA, promovendo a sua implantação em Portugal e colaborando em diversas formações de liderança internacionais. Em 2014 assumiu funções de diretora da pessoas na KPMG e, mais recentemente, no Grupo AGEAS. Várias experiências internacionais de cooperação com equipas globais na criação de ferramentas e soluções internacionais de RH e exportação de talento português. Gestão estratégica e mudança com sucesso em áreas-chave como Gestão de Talento/Sucessão, Modelo de Governance, Desenvolvimento de Lideranças, Inclusão e Diversidade e Employer Branding. Experiência em ciclos de expansão de negócio e de downsizing. Competências de liderança, cooperação, visão estratégica e change management.

 

Clara Celestino

Clara Celestino é licenciada pelo ISLA em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e tem uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo INDEG-ISCTE. Além disso é certificada em Coaching, PNL, Conversational Intelligence e é certified trainer da Points of You .

Começou a sua carreira profissional na General Electric, como Controller de Gestão assumindo em seguida a função de Human Resources Generalist. Após a GE, abraçou um novo desafio na L’Oréal Portugal durante 11 anos onde teve a oportunidade de tocar várias áreas estratégicas dentro dos Recursos Humanos. Após esta experiência esteve 9 anos na Microsoft, onde foi responsável de recursos humanos em várias áreas de negócio, incluindo uma experiência internacional na Europa Ocidental.

Após a Microsoft, teve uma breve passagem pela a industria na Essilor. Hoje é Diretora de Recursos Humanos na Nokia Portugal.

 

Elsa Carvalho

_______________________________________________________________________________________________________

 

Graça Rebocho

Graça Rebocho, licenciada em Economia pelo ISEG e Mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE.

A sua experiência profissional passa pelas áreas de Planeamento e Controlo, na Rodoviária Nacional e Marconi, Gestão de Recursos Humanos por um período de 19 anos, onde assumiu funções de Direção em diversas empresas do Grupo PT.

Entre 2012 e 2018 assumiu funções de Direção na Fundação Altice Portugal, entidade responsável por programas e projetos de responsabilidade social corporativa, nas áreas de Educação, Saúde, Acessibikidade e Intervenção Social.

Desde janeiro 2019, Diretora de Recursos Humanos na Altice Portugal.

Exerceu funções de docente na Universidade Lusíada e no ISPA. Desde setembro 2015, docente na Universidade Europeia, em diversas unidades curriculares na Licenciatura, Pós Graduação e Mestrado de GRH.

 

Isabel Barros

Isabel Barros é Administradora Executiva da Sonae MC e Não Executiva da Sonae Indústria, cargos que acumula com a Presidência da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e Comissão Executiva da CIP (Confederação Empresarial de Portugal). É atualmente Presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae e conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Talento, em contexto nacional e internacional.

Desde Novembro 2020, integra o Conselho de Administração do Oporto British School.

Durante o ano de 2019 foi distinguida com o prémio global Leading Women Awards na categoria ‘Excelência’ pelo WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), com enfoque no reconhecimento de mulheres líderes com contributo diferenciado no que toca aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODGs).

Também em 2019 assumiu o cargo de vice-presidente do BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

Desde 2015, integra o Conselho Executivo da Junior Achievement Portugal (JAP), congénere portuguesa da maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo, sem fins lucrativos.
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com um MBA da EADA Business School Barcelona e da Nagoya International School Japan, Isabel Barros é frequentemente oradora e professora convidada para diferentes fóruns sobre gestão e liderança.

 

Isabel Borgas

Isabel Borgas, Diretora de Pessoas & Organização da NOS, conta já com mais de 20 anos de experiência profissional. Formada pelo Instituto Superior de Línguas e Administração e Master em Gestão de Imagem pela Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Complutense de Madrid. Membro fundador da European Association for Communication Directors e docente da Porto Business School, é frequentemente oradora convidada em fóruns sobre comportamento organizacional e liderança, partilhando o seu conhecimento e experiências nestes domínios.

Desde setembro de 2020, é responsável por liderar a estratégia de pessoas da NOS, que ambiciona ter as pessoas no centro de uma organização preparada para liderar o desafio do 5G.

 

Joana Queiroz Ribeiro

_______________________________________________________________________________________________________

 

Paula Carneiro

Com mais de 30 anos de experiência, Paula Carneiro, atualmente responsável pela área de Pessoas e Organização da EDP, tem liderado importantes conquistas nos últimos anos: conversão progressiva de perfis técnicos para especialistas; maior representação feminina no geral e em posições de liderança; renovação geracional (gerações millennial e Z já representam mais de 55% da população); ~10% de mobilidade média anual; recrutamento global e digital; resultados de Clima acima do mercado; transformação digital do ecossistema de gestão de pessoas. O ano de 2021 fica marcado pela implementação de uma estratégia centrada nas pessoas da EDP e na atração, desenvolvimento e retenção de competências-chave para enfrentar os desafios do futuro.

 

Pedro Raposo

_______________________________________________________________________________________________________

 

 

Participe e vote AQUI