Directores financeiros portugueses são mais jovens e têm salários mais baixos

Barómetro Global de CFOs da Michael Page diz que a maioria dos directores financeiros em Portugal são mais jovens e têm salários mais baixos do que os seus pares europeus.

“Em geral os directores financeiros em Portugal acedem ao cargo com menos de 30 anos e, por serem tão jovens, têm poucos anos de profissão e pouca experiência profissional no estrangeiro”, afirma Álvaro Fernandez, director geral da Michael Page em Portugal, à Lusa.

Segundo o barómetro da Michael Page, em média, os directores financeiros de todo o mundo chegam ao cargo entre os 30 e os 39 anos de idade.

Já no que diz respeito ao pacote salarial, o estudo revela que existem grandes disparidades sobretudo entre a Europa e a América do Norte, sendo que “em Portugal, têm atualmente um pacote salarial mais baixo do que os seus pares europeus”.

“O rendimento dos directores financeiros depende da sua idade. Geralmente, quanto mais velho for, mais alto é o salário”, afirma Álvaro Fernández.

Para além das funções financeiras clássicas, os directores financeiros são frequentemente responsáveis por outros departamentos: em Portugal, lidam sobretudo com recursos humanos, administração e questões legais.

De acordo com os dados recolhidos, a maior parte dos directores financeiros portugueses considera-se pessimista face à economia do seu país, mas optimista face ao desempenho da sua empresa.

Apesar das difíceis condições financeiras e do impacto da crise na Zona Euro, 66 por cento dos directores financeiros portugueses consideram que a sua empresa tem uma performance financeira satisfatória.

Mais informações sobre o estudo: http://www.michaelpage.pt/index.html 

Ler Mais