Diversidade, Equidade e Inclusão – Prémios Human Resources 2024

Qual a empresa com melhores práticas de Diversidade – nas suas diferentes dimensões –, Equidade de Inclusão?

 

Pitch dos finalistas

 

Ageas

O Grupo Ageas Portugal promove uma cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão, através de 3 pilares: Ambiente de Trabalho Inclusivo, Gestão de Talento Inclusivo e Promoção de uma organização e marcas inclusivas. Exemplo disto são os restaurantes dos edifícios que são geridos por instituições sociais: a Crescer e a Associação ComVida (Café Joyeux) em Lisboa, e explorado em parceria com a SAOM no Porto.

O Grupo trabalha para garantir o respeito e a segurança psicológica através de processos e mudanças culturais. Destacamos o lançamento em 2023 de Comunidades D&I (Employee Resource Groups), compostas por Pessoas do Grupo que asseguram a criação de espaços seguros e a promoção de transformação organizacional. Temos atualmente 6 Comunidades que se debruçam sobre os temas de Género, Idade, LGBTQI+, Deficiências, Etnia e Equilíbrio Trabalho-Vida, com o alto patrocínio da nossa Comissão Executiva. Também em 2023, o Grupo Ageas Portugal foi a 1ª organização em Portugal a desenvolver, e implementar, em parceria com a Nova SBE, um programa de desenvolvimento de liderança feminina específico para a organização. 

El Corte Inglés

O El Corte Inglés tem procurado guiar as suas práticas de ralação com as pessoas pelos valores da Diversidade, da Equidade e da Inclusão. Os prémios e reconhecimentos que a empresa tem recebido ao longo dos anos demonstram o compromisso que assume com estas causas que se traduzem, na prática, num trabalho consistente e contínuo em prol de uma sociedade mais plural e inclusiva. O El Corte Inglés, emprega pessoas com deficiência em praticamente todas as áreas, desde as administrativas e de armazém até ao Supermercado, cumprindo não só as quotas impostas a nível nacional, como tendo-as ultrapassando muito antes de existirem. Mas, mais do que a contratação de quem vê o seu caminho para o mercado de trabalho dificultado, o El Corte Inglés procura fazer uma análise da capacidade de cada um ao invés de se deter nas incapacidades.

IKEA

Na IKEA somos guiados por uma visão simples, mas poderosa, de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas.

Sabemos que ao promover uma maior diversidade dos nossos talentos teremos uma vantagem competitiva, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e do negócio.  Na IKEA, temos um longo caminho percorrido na Igualdade de género e na inclusão de pessoas com deficiência, mas reconhecemos que há ainda muito a fazer para podermos refletir verdadeiramente a sociedade no que ao contexto étnico e cultural nas nossas posições de liderança diz respeito. Por isso, criámos o Equal Up, uma iniciativa lançada no ano passado, e que trabalha a forma como recrutamos, retemos e desenvolvemos pessoas de contextos étnicos e culturais sub-representados, com o objetivo da nossa liderança também representar a sociedade nesta dimensão. 

L’Oréal

Acreditamos no papel que a L’Oréal tem na promoção de uma cultura de Diversidade e Inclusão como meio para uma sociedade mais justa e equitativa. Pautámo-nos por quatro pilares fundamentais: saúde física, mental e social; idade e gerações, diversidade socio-económica e multicural; equidade de género e inclusão de LGBTQIA+.

97% dos colaboradores da L’Oréal Portugal, sentem-se tratados com respeito independentemente das suas caraterísticas e background socioeconómico (exemplo: idade, orientação, sexual religião, etc).

Também do ponto de vista da igualdade de género, é com imenso orgulho que partilhamos que somos certificados pelo GEEIS (Gender Equality European and International Standard).

Diariamente colocamos o tema em agenda, promovendo políticas e práticas de People Management junto de colaboradores, parceiros e até consumidores.

MC / Sonae

A estratégia de Diversidade e Inclusão It´s an old recipe with a new flavour, desenrola-se em 5 dimensões de diversidade: Género, Incapacidades, Gerações, Nacionalidades e etnias e LGBTQIAP+. Ao longo destes 4 anos definimos uma visão e propósito ambicioso e concretizámos muitos projetos, que concretizam a nossa ambição e claim de #PoderSer, garantindo que as nossas pessoas são valorizadas pelas suas competências e têm confiança na organização.

Definimos target de 40% mulheres em cargos de liderança em 2023, o que superámos tendo fechado o ano com 40,6%.

Implementámos projeto interno Contra a violência doméstica; melhorámos processos e procedimentos internos de recursos humanos; desenvolvemos formação de inclusão, nomeadamente em preconceitos inconscientes para os mais de 38 mil colaboradores, para criar uma linguagem comum e em recrutamento inclusivo e estratégias de mitigação para equipas de recrutamento e lideranças, respetivamente. Reforçámos parcerias institucionais nacionais e internacionais e desenhámos um novo modelo de integração de pessoas com incapacidade. Lançámos um employee resource group LGBTQIAP+ e implementámos a loja inclusiva para pessoas singulares, uma loja mais preparada para acolher as pessoas com incapacidade, nomeadamente no espetro do autismo. Hoje somos uma empresa mais preparada para a inclusão em todas as dimensões. Continuaremos a apostar numa abordagem interseccional focada na promoção da singularidade e na valorização individual das competências de todas as nossas pessoas.

Prio Energy

Na PRIO, trabalhamos no presente a pensar no futuro. Este é um princípio orientador do nosso negócio, da qualidade de produtos e serviços que entregamos aos nossos clientes mas também da forma como olhamos para as nossas pessoas. Acreditamos num futuro mais sustentável e no legado positivo que queremos deixar em todos os dias da nossa atividade. O nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão não é apenas uma questão de justiça ou responsabilidade social. Acreditamos que diferentes vivências trazem com elas diferentes perspetivas. E é nesse encontro entre visões diferentes que desbravamos caminho para encontrar soluções inovadoras que nos vão orientar no futuro. 

Randstad

O nosso propósito? Ser a empresa de talento mais especializada e equitativa do mundo! Por isso mesmo, falar em diversidade, equidade e inclusão na Randstad é falar de um tema que faz parte da nossa estratégia e uma prioridade no dia-a-dia da empresa.

Prova disso é a nossa área de ED&I, uma equipa especializada e dedicada a estes temas, e que desenvolve um conjunto de ações a nível interno como workshops e formações relacionadas com estas temáticas, mas também a nível externo em parcerias com diferentes organizações.

Esta aposta acontece com o intuito de reforçar a importância da inclusão no emprego, em promover ambientes de trabalho mais inclusivos, garantindo a igualdade de oportunidades para todos. 

Siemens

Para a Siemens Portugal, a diversidade, equidade e inclusão são prioritárias e estão presentes em tudo o que fazemos. A nossa filial é uma das mais diversas do vasto mundo Siemens, contando com pessoas de cerca de 70 nacionalidades. Neste âmbito, destacaríamos o DivIn Portugal: uma equipa informal, composta por voluntários de várias áreas da empresa com o objetivo de promover ações relacionadas com igualdade, equidade, inclusão e sentido de pertença, tendo agora cinco pilares de atuação: Gender Gap; Pride; Ability; Race, Ethnicity and other minorities e Generation (Ageism). Só criando um ambiente de trabalho onde todos se sentem bem-vindos, apoiados, respeitados e valorizados é que seremos capazes de potenciar as características únicas de cada um de nós e, assim, desenvolver a organização e multiplicar o nosso impacto junto dos nossos clientes e da sociedade.

 

Participe e vote AQUI