Dos 100 vencedores das Bolsas de pós-graduação no estrangeiro da Fundação ”la Caixa”, quatro são portugueses

Os Reis de Espanha presidiram à cerimónia de entrega das Bolsas de pós-graduação no estrangeiro da Fundação ”la Caixa”, atribuídas aos 100 estudantes universitários seleccionados no concurso de 2022, quatro deles portugueses. Trata-se da 41.ª edição do programa de Bolsas da Fundação ”la Caixa”, que visa promover o talento dos estudantes de excelência através do alargamento da sua formação em algumas das melhores universidades do mundo.

A cerimónia, que decorreu no CaixaForum Madrid, contou também com a presença da primeira vice-presidente do governo espanhol e ministra dos Assuntos Económicos e Transformação Digital, Nadia Calviño; do ministro das Universidades, Joan Subirats; e do vice-presidente da Fundação ”la Caixa”, Juan José López Burniol.

As bolsas atribuídas aos quatro estudantes universitários portugueses, João Gonçalves Vaz Carneiro, Inês Pedrosa e Melo, Tiago Lobo-dos-Santos e Luís Jorge Teles de Meneses do Amaral, encontram-se repartidas pelos Estados Unidos da América e Bélgica.

Entre os três estudantes que irão realizar estudos de pós-graduação nos Estados Unidos da América encontra-se João Gonçalves Vaz Carneiro, natural de Lisboa, onde se licenciou em Engenharia Aeroespacial na Universidade de Lisboa, que, graças à bolsa que lhe foi atribuída, terá oportunidade de prosseguir com os seus estudos de doutoramento na University of Colorado at Boulder.

Inês Pedrosa e Melo, de Coimbra, começou por se licenciar em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e agora, com a bolsa da Fundação ”la Caixa”, vai fazer o seu doutoramento na University of California-Santa Cruz. Por seu turno, Tiago Lobo-dos-Santos, natural de Esposende e licenciado em Criminologia pela Universidade do Porto, vai usufruir da bolsa para continuar o seu doutoramento na University of Kentucky.

O quarto bolseiro português é Luís Jorge Teles de Meneses do Amaral, do Porto, que começou por se licenciar em Microbiologia na Universidade Católica Portuguesa e que agora, graças à bolsa da Fundação ”la Caixa”, vai continuar o doutoramento que está a realizar na University of Antwerp, Bélgica.

As 100 bolsas concedidas estão distribuídas por quatro continentes: 58 bolsas para estudar na Europa; 40 bolsas para estudar na América (do Norte); uma bolsa para estudar na Ásia, e uma bolsa para estudar na Oceânia. Os países que mais bolseiros atraem são os Estados Unidos da América (35) e o Reino Unido (34).

Desde o início do programa de Bolsas de pós-graduação no estrangeiro em 1982 até ao concurso de 2022, a Fundação ”la Caixa” investiu um total de quase 200 milhões de euros na educação de 3784 estudantes no estrangeiro.

Em 2022, o investimento da Fundação ”la Caixa” no concurso foi de 10,7 milhões de euros. O custo médio de cada uma das bolsas concedidas para a realização de estudos de pós-graduação no estrangeiro é de 90 mil euros.

Ler Mais