E a vencedora do Prémio Carreira 2017 é …
Fátima Barros, presidente da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, foi escolhida por unanimidade para receber o Prémio Carreira 2017 da Católica Lisbon School of Business & Economics.
Este Prémio Carreira atribuído pela CATÓLICA-LISBON é designado, após análise dos profissionais sugeridos pelos antigos alunos, por um júri constituído pelas seguintes personalidades: Leonor Beleza, António Murta, Isabel Jonet, Fernando Ulrich e Nuno Garoupa. Esta é de facto uma distinção que tem como objectivo premiar os antigos alunos da faculdade que tenham um percurso profissional de excelência nacional ou internacional.
A Cerimónia de Entrega do Prémio Carreira, que já vai na sua 11.ª edição, vai ter lugar no próximo dia 30 de Maio, pelas 18h30, no Auditório Cardeal Medeiros no Campus da Universidade Católica Portuguesa.
Fátima Barros, manifesta o orgulho que sente com a atribuição deste Prémio, que acredita ter ligação directa com o trabalho desenvolvido enquanto Dean da CATÓLICA-LISBON, funções que desempenhou de 2004 a 2012. «Esta distinção é também o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipa», reforça a galardoada, que não esconde que o período em que liderou a Faculdade foi «o mais marcante da minha vida profissional, porque foi feito de conquistas e de vitórias. Conseguimos colocar a CATÓLICA-LISBON no Ranking do Financial Times como uma das melhores Business Schools do Mundo. Na altura assumimos que em 2020 estaríamos no Top 20. Acreditámos então, trabalhámos para isso e a actual Direcção continua a trabalhar para isso. Já só nos falta um bocadinho, uma vez que em 2016 atingimos a 23.ª posição».
Fátima Barros, licenciou-se em Economia em 1986. Dois anos mais tarde, ingressa no European Doctoral Programme na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e de seguida na London School of Economics. Após a conclusão do doutoramento em Economia, Fátima Barros regressa a Portugal e faz parte do corpo docente da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, tendo-se dedicado ao ensino e à investigação durante esse período.
Em 2001 é convidada para directora-adjunta da Faculdade e em 2004 é nomeada directora, funções que ocupou até 2012. Enquanto Dean da CATÓLICA-LISBON conduziu o processo de internacionalização da faculdade que obteve, em 2007, a Triple Crown e desenvolveu parcerias internacionais com o MIT ( The Lisbon MBA em conjunto com a Universidade Nova), a Kellogg School of Management (AMP – Executive Education) e Carnegie Mellon (Ph.D.). Em 2007 a CATÓLICA-LISBON foi a primeira e, durante vários anos, a única escola de gestão portuguesa a figurar nos rankings do Financial Times.
De referir ainda que Fátima Barros foi membro do Conselho estratégico de várias escolas de gestão entre as quais: Lausanne, (Suíça), Durham (RU), ESCP-Europe (França), Audência-Nantes (França) e Fundação Dom Cabral (Brasil). Durante o período em que foi Diretora da Católica foi convidada para integrar os Boards da EFMD (Europa) e da AACSB (EUA) bem como os comités de acreditação da EQUIS e da AASCB.
Na qualidade de Presidente da ANACOM foi eleita, em 2013 e 2015, Presidente do BEREC (Body of European Regulators for Electronic Communications). Foi Presidente da Comissão de Acompanhamento da Privatização da EDP e administradora não-executiva da EUROPAC. É ainda Presidente da Fundação Portuguesa das Comunicações desde 2012.
Fátima Barros recebe esta distinção pela sua carreira profissional de sucesso ímpar, assim como pelos seus valores e qualidades enquanto cidadã que a tornam um exemplo para a sociedade. Recorde-se que esta distinção já homenageou personalidades como Isabel Jonet, Sérgio Rebelo, António Horta Osório, Carlos Melo Ribeiro, António Viana Baptista, Alexandre Relvas, Filipe de Botton, Miguel Villas-Boas, Luís Palha, Joaquim Goes e Luís Amaral.