E as hóstias para a Jornada Mundial da Juventude? Como se vai assegurar (e pagar) a produção de milhões de hóstias?

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), em conjunto com a Germen – Moagem de Cereais, empresa do grupo Better Foods, vai doar trigo e farinha para a produção de milhões de hóstias para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e, desde 2021, no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Para 2023 a cidade escolhida foi Lisboa, e irá decorrer de 1 a 6 de Agosto, esperando-se centenas de milhares de jovens.

Uma das coisas que vai ser precisa a uma escala fora de normal são as hóstias. Ao abrigo de um protocolo já assinado , a ANPOC, em nome das Organizações de Produtores associados, vai doar duas toneladas de trigo mole, que a Germen transformará em cerca de uma tonelada e meia de farinha, com as características necessárias para o fabrico das hóstias.

Os donativos serão entregues às Irmãs Clarissas do Mosteiro Imaculado Coração de Maria, na Estrela, que serão responsáveis pela preparação artesanal das hóstias que servirão as celebrações nesta semana.

O fabrico de farinha será faseado e, por essa razão, as entregas serão repartidas, sendo a primeira já em Fevereiro, a segunda em Abril e a terceira em Maio.

Ler Mais