É dos sectores onde melhor se paga e também onde há maior oferta de emprego. Mas têm de ter determinadas competências. São estas as cinco mais procuradas pelas empresas de TI

A contratação de talento de topo pode não ser fácil, principalmente num sector tão competitivo como o tecnológico e das tecnologias de informação (TI). A KLx, subsidiária do Grupo Crédit Agricole que integrou 500 pessoas em Portugal em menos de cinco anos, partilha as competências que as empresas de TI mais procuram na hora de recrutar talento altamente capacitado.

 

Tome nota:

1| Conhecimentos técnicos
As áreas tecnológicas são complexas e exigem conhecimentos aprofundados em vários ramos, pelo que as competências técnicas são altamente valorizadas. Estas podem incluir linguagens de programação e frameworks (Java, Python, Angular, Spring Boot, etc), conhecimento de sistemas de gestão de bases de dados, protocolos de segurança e familiarização com plataformas cloud. Dependendo de cada função, também a exigência por estas aptidões pode variar, sendo que a vertente técnica é a base fundamental no ramo das novas tecnologias.

 

2| Gestão de projectosMuitos profissionais de TI estão alocados a vários projectos e desafios com diferentes pessoas e equipas. Para que consigam cumprir todas as tarefas, é imprescindível que saibam gerir os projectos que têm, construindo um plano calendarizado das iniciativas e acções que envolvem diferentes stakeholders.
Além disso, estes especialistas devem ser capazes de mitigar riscos e alertar as respectivas equipas e superiores quando necessário. A familiarização com metodologias de gestão de projectos, como Agile, pode ser valorizada, garantindo-se um fluxo de trabalho fluído.
3| Resolução de problemasOs profissionais desta área são regularmente confrontados com erros e bugs. Para uma maior produtividade e eficiência, devem ter a capacidade de resolver problemas complexos, sendo necessário que tenham um pensamento analítico e inovador. Assim, para quem trabalha neste sector, como é o caso na KLx, é imprescindível saber dar resposta aos problemas técnicos dos clientes, de forma rápida e eficaz, oferecendo soluções que acrescentem valor e contribuam para a transformação digital das organizações.

 

4| ComunicaçãoAinda que haja o estereótipo de que nesta área os trabalhadores actuam de forma isolada, esta nem sempre é a realidade. Estes especialistas devem ter boas capacidades de comunicação, não só técnicas como interpessoais. Por um lado, sendo especialistas em assuntos tecnológicos complexos, devem conseguir simplificar a informação técnica para quem não tem esses conhecimentos.
Por outro lado, estão frequentemente inseridos em organizações multiculturais, com pessoas de vários backgrounds, sendo os conhecimentos linguísticos e a empatia ferramentas essenciais para que haja compreensão e se consiga manter o espírito de equipa e de colaboração. Não esquecer também que as empresas de TI fornecem, na maioria das vezes, serviços a outras organizações, sendo a comunicação um ponto-chave no diálogo com os clientes e restantes stakeholders.

 

5| Adaptabilidade e proactividadeAlém de complexa, a área tecnológica está em constante mudança, pelo que o talento de topo tem de saber adaptar-se com facilidade às diversas conjunturas. Para isso, os profissionais deste sector devem ter a motivação e a proactividade necessárias para realizarem formações que elevem e actualizem os seus conhecimentos.
Muitas destas organizações dão a oportunidade de formação contínua, ficando da responsabilidade dos colaboradores a participação nestas iniciativas. Para acompanhar as tendências da indústria, a adaptabilidade e a constante aprendizagem são altamente valorizadas.