É igual em todas as gerações: o salário continua a ser o factor mais importante para os profissionais portugueses decidirem ficar ou sair de uma empresa

O salário continua a ser o factor mais importante para os profissionais portugueses, de acordo com o Estudo de Tendências Salariais 2024 da Randstad Research. Independentemente da geração a que pertencem, os profissionais que decidem mudar de empresa ou permanecer na actual, baseiam a sua decisão no salário. Conheça as restantes conclusões.

 

O estudo mostra que, no sector da banca e seguros, é possível concluir que existe uma crescente necessidade de profissionais especializados em transformação digital, sustentabilidade dos negócios e tomada de decisões estratégicas, devido à exponencial importância da digitalização, da análise de dados e da gestão de riscos. Este sector teve um crescimento de 4% no número de postos de trabalho e o salário médio foi de 27 mil – 35 mil euros.

No sector de finanças, Recursos Humanos e Jurídico, as actividades com maior procura são contabilidade e auditoria, enquanto no marketing e vendas os empregadores estão a contratar mais profissionais ligados a vendas e customer service. Na vertente de life science a vertente técnica é a mais procurada.

A transformação do mercado laboral é evidente, com a expectativa de que cerca de 23% da força de trabalho actual passe por mudanças significativas nos próximos cinco anos.

As funções tradicionais estão em declínio, enquanto novas oportunidades surgem, especialmente nas áreas relacionadas com a tecnologia e sustentabilidade. Os especialistas em AI estão no topo da lista das novas funções, enquanto no sentido contrário encontramos as funções de escritório ou secretariado.

O estudo de tendências salariais apresenta as principais tendências nos diferentes segmentos do mercado, e tem como objectivo facilitar a tomada de decisão em termos de remuneração. Estes resultados são justificados pela necessidade de preencher funções críticas, especialmente em áreas técnicas e especializadas. No entanto, as empresas admitem que enfrentam desafios na atração de talentos. Isto realça a necessidade urgente de as empresas ajustarem a sua oferta salarial para se manterem competitivas no mercado.

Ler Mais