É investidor? Saiba como financiar o “maior” cowork sustentável de Portugal

O projecto do “maior” cowork sustentável de Portugal já está disponível na plataforma de crowdfunding portuguesa GoParity. Basta ter, pelo menos, 20 euros para investir.

 

Na manhã do dia de lançamento, a campanha já estava 35% financiada. A ideia é angariar 50 mil euros para financiar sistemas eficientes e sustentáveis de iluminação e climatização para o novo espaço do Heden, colectivo de hubs criativos, no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. O retorno mensal para o investidor é de 4,75%, durante quatro anos.

Pretende-se instalar uma fachada verde bioclimática que irá reduzir a potência necessária do sistema de climatização (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) em cerca de 25-30%; e um sistema de iluminação LED, com um consumo de 20-24 kW inferior a um sistema tradicional que vai permitir uma poupança energética em iluminação de cerca de 80-90%. O espaço vai ainda contar com uma central fotovoltaica que vai alimentar a maioria das suas necessidades energéticas (cerca de 90%).

«O potencial de poupança de energia da fachada climática e do sistema LED vai permitir que o espaço evite uma emissão anual estimada de 56,6 toneladas de CO2, o que criará um impacto ambiental tão positivo quanto o de plantar 2574 árvores, por ano», explica  o cofundador da GoParity, Nuno Brito Jorge.

Depois dos coworks do Chiado e Graça, o novo espaço em Santa Apolónia tem data de abertura prevista para o próximo mês de Outubro. Construído de raiz, tem mil metros quadrados prontos a receber cerca de 162 pessoas em espaços de trabalho, mais 120 num grande auditório para eventos.

Aulas de yoga, meditação, workshops de massagem são algumas das iniciativas que o Heden proporciona aos seus inquilinos. Para promover a igualdade de género, dá 17% de desconto no valor da mensalidade (o valor do gender gap pay) e existem também espaços dedicados ao bem-estar.

Ler Mais