É nas grandes empresas que menos se utiliza a IA. Saiba porquê

O estudo State of Sales and Marketing Report 2023/2024 da Pipedrive mostrou que 42% dos inquiridos de empresas mais pequenas com 10 ou menos trabalhadores utilizam a Inteligência Artificial (IA), enquanto que apenas 37% e 23% utilizam a IA em empresas médias (11-100 trabalhadores) e grandes (mais de 100 trabalhadores), respectivamente. 

 

Pelo quinto ano consecutivo, a Pipedrive entrevistou vendedores, fundadores e CEOs para criar um relatório que resume as principais tendências que afectaram o sector nos últimos 12 meses.

Entre os principais resultados do inquérito, os dados apontam que sobretudo as áreas de construção de relações com clientes e parceiros comerciais (59%), vendas (34%) e gestão de equipas (33%), não serão afectadas pelo surgimento das ferramentas de IA.

As empresas mais pequenas (42%), com até 10 colaboradores, são as que utilizam mais ferramentas de IA, uma vez que estão mais focadas em soluções que economizem tempo e simplifiquem processos. As empresas maiores parecem precisar de mais tempo para adoptar e integrar novas ferramentas. Cerca de 38% de todos os inquiridos indicaram que a IA terá maior impacto no seu trabalho no futuro.

A maioria dos inquiridos (76%) está optimista quanto ao futuro papel da IA no apoio às suas actividades profissionais. As preocupações com o facto de a IA causar reduções de equipas são mínimas, com apenas 8% a manifestar esses receios. Olhando para o futuro, uma esmagadora maioria dos inquiridos (83%) acredita que a IA irá desempenhar um papel nas empresas, mas não substituirá as áreas em que o factor humano é fundamental.

Embora se tenha discutido esta hipótese no futuro das vendas, uma maioria significativa dos inquiridos (76%) defendem que a IA pode apoiar as equipas no seu trabalho. Em contrapartida, apenas 8% dos inquiridos receiam que a inteligência artificial possa reduzir o tamanho das suas equipas.

O Relatório de Estado de Vendas e Marketing 2023/2024 inquiriu 948 profissionais de vendas e marketing, proprietários de empresas e profissionais de vendas de 85 países diferentes. A amostra inclui pessoas que trabalham em startups, PMEs e grandes empresas. O inquérito foi realizado em janeiro-fevereiro de 2024.

A Pipedrive analisou também aspectos como o bem-estar no local de trabalho, a posição das mulheres no local de trabalho e a diversidade de género e inclusão em geral. O estudo revela que as empresas com mais de 100 colaboradores, ou seja, 74% dos inquiridos concordam que o seu local de trabalho é inclusivo e diverso no que diz respeito ao género.

Em 2023, o desempenho das vendas registou uma melhoria significativa, com 71% dos vendedores a cumprirem regularmente as suas quotas, um aumento de 19 pontos percentuais em relação a 2022. Apesar deste aumento, o inquérito concluiu que trabalhar mais horas não está directamente ligado com melhores resultados, uma vez que aqueles que trabalham mais têm menos 10% de probabilidade de atingir os seus objectivos.

O relatório indica que a maioria dos inquiridos (64%) está satisfeita na forma como equilibram as responsabilidades profissionais e pessoais, o que comprova a ideia de que quantos menos horas extraordinárias um colaborador trabalhar, maior será a sua satisfação e o seu bem-estar.

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