É recém-licenciado em engenharia e tem uma ideia para melhorar o planeta? O prémio deste concurso internacional supera os 30 mil euros
O James Dyson Award, concurso anual de engenharia com foco na sustentabilidade e design organizado pela Fundação James Dyson abriu pela primeira vez portas a jovens portugueses. Até dia 19 de Julho pode submeter um projecto que acredite que fará a diferença.
O concurso anual tem como principal objectivo encorajar universitários empreendedores e engenheiros recentemente formados a investirem nas suas ideias e alcançarem os seus sonhos. Desde 2005, o concurso tem vindo a resolver problemas globais, desde questões ambientais a melhorar práticas de cuidados de saúde.
O vencedor nacional recebe 5700 euros e o vencedor internacional 34 mil euros para gastar na próxima fase de desenvolvimento do seu projecto.
Em Portugal, o júri do concurso é composto por Diogo Gomes de Araújo, director de Capacitação do Sistema Nacional de Inovação na ANI – Agência Nacional de Inovação; Miguel Patinha Dias, editor de tecnologia e jornalista do jornal online Notícias ao Minuto; Verónica Alanís, Design manager e engineer da Dyson Mayma De la Rosa-Degrelle, associate Communications manager da Dyson Iberia.
Até à data, a competição já premiou 390 invenções com prémios monetários, e mais de 70% dos vencedores globais estão a comercializar as suas invenções vencedoras. Os candidatos podem apresentar a sua candidatura via um formulário online através da página do James Dyson Award.
Os participantes devem explicar em que consiste a sua invenção, como funciona e o seu processo de desenvolvimento. Os melhores trabalhos resolvem um problema real, oferecem uma explicação clara, mostram um desenvolvimento interactivo, fornecem provas da criação de protótipos e contam com imagens de apoio e um vídeo.
Todos os jurados terão em conta as restrições na hora de criar protótipos e desenvolver o produto como consequência da pandemia de COVID-19.