É um profissional qualificado, tem mais de 50 anos e quer voltar ao mercado de trabalho? Há uma nova associação para promover a empregabilidade sénior

O projecto só vai ser oficialmente lançado no próximo dia 18 de Maio, na Nova SBE, mas a dNovo apresentou a sua visão e missão num almoço informal, ao qual a Human Resources Portugal não faltou.  

 

O principal objectivo da associação dNovo é apoiar pessoas qualificadas com mais de 50 anos a regressar ao mercado de trabalho, através de um método de mentoria e networking.

Actualmente, Portugal é o 2.º país mais envelhecido da Europa e segundo dados do IEFP, 540 mil profissionais com formação superior, com mais de 45 anos, encontram-se numa situação de desemprego, revelou João Castello Branco, presidente da associação. Desses, 83 mil pertencem à faixa etária dos 45-64 anos e não trabalham. Os dados indicam igualmente que 58% são mulheres e que as regiões de Lisboa, Porto e Setúbal são as mais afectadas.

Esta associação, que tem como vice-presidentes Isabel Viegas e Joaquim Paiva Chaves, pretende promover a empregabilidade sénior e, para tal, trabalhar os factores comportamentais tanto do lado das empresas – preconceito, capacitação, e falta de informação-, como dos profissionais – gestão de expectativas, motivação, formação.

O projecto-piloto, levado a cabo em 2022, contou com 141 mentorados. Dados de Abril deste ano indicam mais 35 pessoas em mentoria e, do total de 176 mentorados, 43 profissionais já regressaram à actividade. Ainda que, actualmente, o critério de adesão seja “mais de 50 anos”, pretendem futuramente “baixar” para os 45 anos.

No encontro, marcaram presença vários parceiros, nomeadamente Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais (e anfitrião na qualidade de representante da Nova SBE), que realçou a importância da sensibilização junto das instituições de ensino superior e dos jovens, para que estejam conscientes de que, se não participarem na resolução do problema, o mesmo irá afectá-los no futuro.

Pedro Rebelo de Sousa, Presidente da Assembleia Geral da dNovo, partilhou um pouco o seu vasto percurso profissional, e os altos e baixos de uma experiência internacional e em Portugal.

Durante o almoço, quatro profissionais de vários sectores de actividade, actualmente reintegrados no mercado profissional, tiveram a oportunidade, cada um, de contar as suas histórias de vida e como foi a sua experiência com a d’Novo. Apoio emocional, partilha e inspiração foram os factores-chave mais valorizados na relação com os mentores que os acompanharam neste caminho desafiante.

Brevemente, partilharemos mais informações sobe o lançamento oficial deste projecto, esteja atento.

Ler Mais