É uma das funções com mais procura a nível global. E para a semana começa um bootcamp (gratuito) que lhe dá competências nessa área
A escola de programação Le Wagon, presente em Portugal desde 2016, vai lançar um novo bootcamp em Data Analytics em Lisboa. Pretende dotar os participantes com as ferramentas necessárias para aprofundarem o seu conjunto de competências ou mesmo encontrarem emprego, numa das áreas que regista maior número de vagas no nosso país. Segundo dados do Linkedin, há mais de 4500 posições em aberto neste sector.
Identificada pelo World Economic Forum como uma das funções com maior procura, a análise de dados atrai alguns dos profissionais mais cobiçados neste momento. Paralelamente, esta é também uma das carreiras tecnológicas mais acessíveis, uma vez que não requer conhecimentos avançados em matemática ou estatística.
Em preparação ao lançamento oficial do bootcamp, planeado para Abril deste ano, a Le Wagon uniu-se com a consultora PwC Portugal e a comunidade IDEA Spaces para oferecer workshops e talks gratuitos, no programa Data Club. Com a duração de duas semanas, de 20 de Fevereiro a 1 de Março, o programa une o conhecimento teórico em temas como a extracção, análise e visualização de dados, com a experiência prática de profissionais da área.
Relativamente ao público-alvo, todas as sessões são direccionadas a iniciantes. Desde profissionais e empreendedores que queiram compreender os principais desafios e boas práticas da análise de dados, até estudantes que possam vir um dia a aplicar os conhecimentos adquiridos em projectos futuros, o Data Club tem como objectivo ser o ponto de partida ideal nestas temáticas. As inscrições estão abertas aqui.
Quanto ao bootcamp oficial, com início a 17 de Abril, terá uma duração de nove semanas. Para além do conteúdo teórico e prático do programa, existe ainda uma décima semana (opcional) denominada “career week”, totalmente dedicada à preparação dos participantes no curso para o mercado de trabalho. As vagas para participação neste bootcamp são limitadas e incluem uma entrevista informal (não-técnica) de meia hora, assim como um quiz online para testar o nível de conhecimentos do candidato.