Edenred e BES anunciam parceria
A Edenred e o BES anunciaram que está em curso a criação de uma joint-venture para operar no mercado português de emissão de títulos de serviço na área dos benefícios sociais aos trabalhadores.
Em comunicado, as organizações consideram que «esta aliança irá estimular o desenvolvimento de um sector que se dedica à entrega de benefícios sociais pelas empresas aos trabalhadores, representando um contributo de grande relevância no actual contexto social e económico».
Esta joint-venture deverá ser implementada até ao final do primeiro semestre, tendo já sido obtida uma decisão favorável da Autoridade da Concorrência.
Assim, BES, referência no mercado bancário português, irá unir-se à Edenred, líder mundial no mercado de serviços pré-pagos, criando uma joint-venture 50/50 que será o principal prestador de serviços de benefícios sociais para os trabalhadores em Portugal.
A aposta do BES na inovação incidiu também na área dos cartões com o lançamento do Cartão à la card. Este foi o primeiro “cartão vale de refeição” em Portugal a permitir às empresas o pagamento do subsídio de almoço através dum cartão electrónico pré-pago, com benefícios tanto para as empresas como para os seus trabalhadores. O cartão à la card, cuja emissão remonta a 2004, será posteriormente substituído pelo cartão Euroticket à la card, fruto desta joint-venture, mantendo todas as suas principais características.
A Edenred, com base na sua experiência de cerca de 30 anos no mercado português e um vasto leque de soluções de benefícios sociais para trabalhadores, ficará responsável pela gestão e desenvolvimento da joint-venture que irá comercializar soluções para as empresas, nomeadamente títulos e cartões de refeição (Euroticket e Euroticket à la card), apoio à infância (Cheque Creche), educação (Cheque Estudante) e outras soluções de incentivos e recompensas (Compliments, Kadéos).
Este projecto estratégico posiciona-se num mercado em desenvolvimento. Desde o início de 2012 e inspirada por outros modelos europeus, a lei portuguesa tem vindo a potenciar o crescimento do mercado dos títulos de refeição. Esta evolução legislativa no sentido da sua modernização permite ao governo controlar e direccionar os programas sociais de forma mais eficaz através da titularização, e abre novas oportunidades de expansão a um mercado constituído por um universo de cerca de 3 milhões de potenciais beneficiários.