Em 2023, Grupo Ageas Portugal dedicou mais de 13 mil horas a causas sociais (e envolveram quase 90% dos colaboradores)

O Grupo Ageas Portugal, através da Fundação Ageas, tem vindo a incentivar o voluntariado corporativo entre os seus colaboradores e mediadores tendo alcançado o ano passado mais de 2900 participações nas 115 acções solidárias realizadas, traduzindo-se na participação de cerca de 85% dos colaboradores, em pelo menos uma iniciativa.

Durante o ano passado, a Fundação Ageas organizou várias actividades de voluntariado, que resultaram em mais de 13 mil horas dedicadas a causas sociais. Para o grupo, este movimento solidário, apresenta benefícios para todas as partes envolvidas, «apoia as entidades que dele beneficiam, motiva e atrai os colaboradores e, ainda, aumenta o nível de envolvimento e sentimento de pertença na empresa».

«Por debaixo do fato de trabalho de cada colaborador, está uma pessoa. Um filho, um pai, um irmão, um vizinho, um amigo entre muitos outros papéis que temos enquanto parte integrante da sociedade», afirma João Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.

«O voluntariado corporativo é uma forma de as empresas potenciarem esse lado pessoal do colaborador no seu dia-a-dia, permitindo que o mesmo se envolva com a sua comunidade de uma forma estruturada e impactante, quer para o próprio, quer para as entidades que beneficiam da sua ajuda. O voluntariado é também uma óptima forma de as empresas criarem laços mais estreitos com as suas comunidades. Todos nós devemos contribuir para um mundo mais justo!», conclui.

Ao longo do ano passado, o grupo realizou vários tipos de acções, que pretende continuar a promover em 2024:

– Team buildings solidários, que proporcionam a junção de equipas em acções de solidariedade social, para apoiar na resposta a necessidades reais de entidades parceiras. Esta acção direcciona as equipas de voluntários para um grupo restrito de parceiros, de forma a fomentar um trabalho de continuidade. Em 2023, foram realizadas 36 acções, com 15 parceiros sociais e 1049 voluntários, gerando um apoio financeiro à comunidade de 96 mil euros.

– Plano de solidariedade local, desenvolvido para promover os agentes como embaixadores informais da Fundação Ageas nas suas localidades, aferindo as necessidades e actuando localmente em acções de voluntariado. A título de exemplo, uma das iniciativas organizadas foram Jantares Comunitários, em parceria com o Serve the City, com o objectivo de servir refeições a pessoas em situação vulnerável. Gestores, consultores e agentes juntaram-se para três jantares comunitários, e os colaboradores e os seus familiares e amigos realizaram mais dois, totalizando cinco jantares comunitários durante 2023. Estas acções realizaram-se em Lisboa, Coimbra e Porto e no total 152 participações de voluntários serviram mais de 500 pessoas. Com 19 acções no total, participaram 560 pessoas, que contribuíram com mais de 1800 horas de voluntariado.

– Outras iniciativas de voluntariado e cidadania activa, fomentam a participação espontânea individual e/ou em família, em actividades de apoio às necessidades concretas de organizações sociais parceiras. Voluntariado do conhecimento é umas das actividades mais atractivas, na qual os colaboradores levam conteúdos de literacia financeira, cidadania e empreendedorismo às escolas, em parceria com a Junior Achievement Portugal (JAP), ajudando as crianças e jovens a aprender e a pôr em prática temas extracurriculares que tanto podem ajudar na sua formação pessoal. Durante o ano passado, foram 24 as experiências de voluntariado em escola. No total, mais de mil horas de voluntariado, apoiadas por 634 participações, ajudaram nove parceiros.

Ler Mais