Employer Branding – Prémios Human Resources 2024
Qual a empresa que melhor trabalha e promove a sua marca de empregador?
Pitch dos finalistas
Bosch
O que a Bosch propõe aos seus colaboradores é a experiência de uma jornada em que crescemos juntos, desfrutamos do que fazemos e inspiramo-nos uns aos outros.
Temos orgulho em dizer que aqui “trabalhamos” #LikeABosch (Work #LikeABosch), cujas dimensões – Grow. Enjoy. Inspire. -, refletem a possibilidade de crescer em inúmeras funções, posições e oportunidades; desfrutar dos benefícios da conciliação entre a vida pessoal e o trabalho, e sentirmo-nos inspirados no desenvolvimento de soluções que melhoram as nossas vidas e impactam o nosso futuro de forma sustentável.
Assim, o nosso objetivo é claro: atrair e desenvolver os melhores, proporcionando diferentes perspetivas e objetivos para o seu futuro, contribuindo assim para o crescimento sustentável dos nossos talentos e da nossa organização.
Deloitte
Estar ao lado dos nossos clientes e das nossas pessoas faz parte do nosso ADN, porque estabelecer relações humanas é o que nos diferencia. Na Deloitte, acreditamos que o impacto que criamos se multiplica quando trabalhamos uns com os outros. Juntos podemos mudar o mundo – torná-lo mais humano, eficiente e tecnológico. Mas isso só é possível se conectarmos o talento das nossas pessoas. O nosso mote “You Will Never Work Alone” é a espinha dorsal da experiência que aqui é vivida. Temos sempre alguém ao nosso lado para nos inspirar e ajudar a crescer quando as nossas capacidades forem postas à prova. Contamos com uma equipa multidisciplinar e um ambiente próximo, onde o respeito e a confiança no contributo de cada um são a chave do sucesso.
Delta Cafés
Na origem encontramos sempre o futuro, com uma forte aposta na inovação e sustentabilidade. E em todos os momentos, o nosso foco foram sempre as Pessoas. As nossas pessoas, os nossos clientes, os nossos consumidores. É para todos eles que esta empresa trabalha e por quem quer fazer cada vez mais e melhor. O resultado, o que se vive no Grupo, o que se passa de geração em geração, não se explica por palavras, sente-se. Esta é a nossa empresa.
EDP
Para a EDP, é essencial ter uma estratégia forte de employer branding que seja cada vez mais global e atrativa, comunicando uma proposta de valor clara e suportada no seu propósito, refletindo o seu posicionamento global e a sua cultura flexível, inclusiva e orientada para o desenvolvimento. Em 2023, foram impactadas mais de 32 mil pessoas, através de mais de 140 iniciativas e de um forte posicionamento nas redes sociais da EDP com mais de 400 conteúdos relacionados com pessoas. Este compromisso com as melhores políticas e práticas de gestão de pessoas tem resultado em vários reconhecimentos, traduzindo-se num enorme sentimento de orgulho por parte dos colaboradores (85%) e na certificação Top Employer (11 países).
Fidelidade
Na Fidelidade, temos vindo a percorrer um caminho de transformação na Gestão de Pessoas. Apostamos em temas essenciais, como lideranças, desenvolvimento, carreiras e flexibilidade, ligadas a uma visão holística das nossas Pessoas e da sua importância para o Grupo e para o negócio e clientes. Partilhamos o ADN Fidelidade, que nos desafia a irmos sempre além do esperado e nos adaptarmos a realidades cada vez mais desafiantes, num mundo em constante mudança.
Vamos continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, envolvendo as nossas Pessoas em ações de responsabilidade social, apostando na formação e reconhecendo o mérito para que, no fim deste caminho, possamos afirmar que nos tornámos na “Fidelidade que queremos ser”.
Galp
A Galp lançou, em 2022, uma estratégia de employer branding centrada na atração e retenção de talentos para impulsionar a sua transformação numa empresa de energia sustentável. Com foco na inovação e no envolvimento das gerações mais jovens, a estratégia aborda 6 pilares – pessoas e cultura, desenvolvimento e carreira, impacto social, compensação e benefícios competitivos, wellbeing e workplace experience. As ações concretas incluem programas de estágio e trainees, iniciativas de desenvolvimento, projetos de sustentabilidade e inovação, um novo modelo de onboarding, bem como a inauguração da nova sede em Lisboa. Na Galp, todos contribuem para o futuro da energia.
MC / Sonae
Temos como objetivo sermos reconhecidos como o melhor empregador, e é para isso que trabalhamos diariamente, dinamizando um conjunto de práticas e iniciativas, assentes na nossa proposta de valor. Apostamos na construção de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam bem e possam crescer pessoal e profissionalmente, com líderes humanos e inspiradores, onde procuramos garantir a valorização de todos, permitindo que encontrem um significado no seu trabalho. Acreditamos que pessoas felizes e realizadas trabalham melhor.
Somos focados nas pessoas, procurando conhecer em profundidade e melhorar a experiência dos nossos colaboradores. Criamos valor com o contributo de todos, inovamos a cada passo e lideramos de forma próxima, atentos às qualidades e necessidades de cada um. Temos histórias diferentes e ideias diferentes, mas partilhamos o desejo de crescer e de chegar à melhor versão de nós próprios. Tudo o que somos, conseguimos juntos, porque somos Better Together.
Microsoft
Na Microsoft, o bem-estar é holístico. Temos como propósito criar uma cultura onde as pessoas possam trazer tudo o que são para o trabalho, apoiando-se mutuamente como aliados, mantendo ao mesmo tempo rigor profissional e níveis ideais de produtividade. Os nossos colaboradores estão no centro de tudo o que fazemos na Microsoft. Por isso, consideramos o apoio ao seu bem-estar físico, mental, emocional e financeiro uma parte essencial da sua experiência na Microsoft. Estamos conscientes que as expetativas e prioridades dos colaboradores mudaram no novo ambiente de trabalho híbrido. Estamos a evoluir continuamente a experiência dos colaboradores para satisfazer as necessidades da força de trabalho atual, que está digitalmente ligada e geograficamente mais dispersa.