![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/06/empreendedora.png)
Emprendedorismo feminino: cinco erros comuns a evitar no negócio
As mulheres são uma parte importante do empreendedorismo e, para se estabelecerem no mercado, devem ter alguns cuidados adicionais, alerta a empresária brasileira, Sophia Utnick-Brennan.
«Quem empreende já enfrenta vários desafios, mas manter o negócio de pé, principalmente no seu início, é o mais difícil. Por isso, é importante cuidar sempre da gestão financeira, procurar capacitação constante, construir uma rede de apoio, priorizar o bem-estar pessoal e profissional», explica.
Cinco erros comuns a evitar no seu negócio:
Empreender numa área de que não gosta
«Esse erro surge antes mesmo de abrir efectivamente o negócio. É preciso escolher uma área com a qual tenha mais afinidade, pois a empresa vai transformar-se na sua vida e não conseguirá sustentar isso por muito tempo se precisar de lidar com temas, produtos, estilos de que não gosta», explica Sophia Utnick-Brennan.
Não planear cada passo
«Numa empresa, o mínimo passo deve ser muito bem planeado, pois está tudo interligado e uma escolha errada pode afectar todos os processos do seu negócio, por isso, é fundamental ter sempre um bom planeamento, mesmo as decisões que parecem mais corriqueiras devem estar alinhadas.»
Não considerar o feedback
«O feedback não são críticas, são oportunidades de melhoria, quer venham dos clientes, colaboradores, parceiros, etc., é importante saber usá-los para melhorar ainda mais o seu negócio», garante.
Não investir em marketing
«O marketing é um dos mais importantes pilares de uma empresa. Para um negócio se manter precisa de clientes e eles têm de conhecer a sua empresa e escolhê-la. Para isso, o marketing é fundamental, não pode ser deixado de lado.»
Não querer mudar
«Esse é o erro mais grave de todos. O mundo, os negócios, as necessidades, está tudo em constante mudança e tem de saber adaptar-se a isso, deixar de insistir em ideias que comprovadamente não trazem tantos benefícios. Mude sempre, mude com planeamento», alerta Sophia Utnick-Brennan.