Empresa Pública e SPE – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa pública e/ou do sector público estatal, com melhor performance ao nível da gestão de pessoas?

 

Pitch dos finalistas

 

Banco de Portugal

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Câmara Municipal de Cascais

Os dois anos que passaram, foram de desafio profundo para todas as empresas e organizações. O paradigma do trabalho mudou, o virtual substituiu o presencial, numa mudança repentina, que nos apanhou a todos de surpresa e nos obrigou a evoluir quase instantaneamente e com resultados que nos enchem de orgulho.

Acresce a todas as dificuldades, o desafio especial sentido no sector público. Os esforços de vacinação e de combate à pandemia apoiaram-se muito nas autarquias e evidentemente sobre os seus colaboradores.
Em Cascais, adotámos o lema: “Todos por Todos” e foi assim que agimos: juntos, solidários e unidos. Um desafio global, localmente vencido pela excelência de cada um dos nossos colaboradores.

  

Câmara Municipal de Lisboa

A nossa missão é servir os lisboetas o que só é possível com pessoas comprometidas com o serviço que o Município presta. A nomeação da Câmara Municipal de Lisboa, para os Prémios Human Resources, significa muito para nós, enquanto gestores de cerca de 10.000 pessoas, pois queremos mais do que o seu comprometimento, queremos a sua confiança. Este caminho só tem sido possível porque os nossos trabalhadores são parte ativa na tomada de decisão através de mecanismos diversos de gestão participada. Estamos num momento de viragem, com a implementação de novos modelos de trabalho, suportados em tecnologia inovadora que visam melhorar quer a nossa capacidade de resposta como em gerar valor para as pessoas e para a Cidade. Conheça-nos melhor em lisboa.pt.

 

Carris

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Grupo Águas de Portugal

A Valorização das Pessoas é um dos eixos do nosso Quadro Estratégico de Compromisso, marcando um rumo de consolidação do Nós AdP.

Neste âmbito, realizámos um profundo diagnóstico a todo o ciclo de pessoas e traçámos um plano efetivo de gestão da mudança para 2022 e 2023, incorporando iniciativas que se pretendem verdadeiramente transformacionais e impactantes, visando uma cultura de responsabilidade, autonomia, iniciativa, meritocracia, exigência interna, qualidade de serviço e utilidade social.

Estamos a criar o nosso pipeline de liderança e pretendemos ser reconhecidos como uma referência em termos de liderança no setor público, uma escola de líderes, interna e externamente.
A aposta na aprendizagem tem sido também evidente, quer através dos diversos programas da Academia das Águas Livres, quer pela concretização dos planos de desenvolvimento pessoal das nossas pessoas.

 

Imprensa Nacional – Casa da Moeda

Somos mais de 700 trabalhadores numa empresa com mais de 700 anos. Construímos o futuro com uma missão de serviço público: desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a segurança dos cidadãos, em Portugal e no estrangeiro. Temos um sistema de saúde próprio, alargado à família, e ações de bem-estar físico e mental. O teletrabalho é uma opção do trabalhador e os apoios sociais são uma prioridade. Para os diversos desafios profissionais temos formação em parceria com as melhores escolas de tecnologia e gestão. Fazemos voluntariado com dispensa de trabalho e ações de teambuilding com impacto social. Fomos reconhecidos com a certificação do sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Somos mulheres e homens, em igualdade em todas as funções. Somos diferentes, iguais nos direitos. Somos INCM.

  

SCML

A gestão de pessoas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem sido reconhecida pela Human Resources, o que constitui um orgulho e, também, uma responsabilidade. Sermos novamente nomeados é um reconhecimento que agradecemos, sobretudo num ano em que a pandemia apresentou desafios enormes e nós estivemos à altura graças ao empenhamento de toda a equipa nas várias frentes.

São as nossas pessoas que determinam o sucesso e valor da nossa atuação. Por isso desde o primeiro dia e até à reforma acompanhamos e adequamos a gestão às várias fases, desde o “onboarding”, às oportunidades de valorização pessoal e profissional, às mudanças internas de mobilidade, à promoção da transmissão de conhecimentos antes da reforma. E estamos ao lado de todos, com benefícios exclusivos para colaboradores.

Porque as nossas pessoas são a nossa grande inspiração.

 

Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal assenta a sua estratégia em pessoas motivadas, felizes e produtivas. E por isso aposta na sua contínua capacitação. Não só concede financiamento académico, como também desenvolveu uma Academia de Formação disponível 24/7. Aposta em rotinas saudáveis no trabalho, com aulas de Pilates, Office Massage, uma horta comunitária, uma política de benefícios com acesso a eventos culturais, restaurantes, ginásios. Mas também na flexibilidade laboral, com um programa de mobilidade interna e regimes de teletrabalho. No Turismo de Portugal promove-se uma comunicação interna aberta e próxima. Desafiamo-nos, assim, à melhoria constante e visamos promover, envolvendo todos, o potencial de crescimento e realização pessoal e profissional.

  

 

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