Empresas têm de desenvolver uma estratégia de mobilidade
60% das empresas estão ainda a desenvolver uma estratégia de mobilidade transversal, de acordo com uma pesquisa recente da Software AG, um fornecedor líder de soluções de Business Process Excellence.
Os resultados foram obtidos num webinar de mobilidade realizado recentemente pela Software AG que revelou que 38% dos entrevistados ainda estão a considerar a sua estratégia, enquanto 22% só começou a investigação inicial. Das empresas que desenvolveram uma estratégia móvel, 15% implementaram-na integralmente, enquanto mais de 25% confirmaram que as suas políticas já foram desenvolvidas, mas apenas parcialmente implementadas.
A pesquisa também descobriu que, nas empresas onde já existe uma estratégia em curso, mais de dois terços estão a desenvolvê-la total ou parcialmente “in-house”, com apenas 8% a delegar a responsabilidade total a terceiros. “Isto destaca a importância que a esmagadora maioria atribuiu a manter o controlo sobre as mudanças e atualizações”, diz John Chasey, Diretor de Mobilidade da Software AG.
“Refletindo as dificuldades de prever a direção precisa do desenvolvimento de dispositivos futuros, 60% planeiam suportar todos os tipos de dispositivos, com apenas 15% a olhar para um padrão de um único dispositivo.”
A pesquisa também constatou que o movimento de tendência no sentido da política “Traga o seu próprio dispositivo” (Bring Your Own Device-BYOD) está a ganhar força, com 73% dos entrevistados a confirmar que as suas organizações já possuem, ou planeiam introduzir, este programa.
“No entanto, o atual movimento nesta direção pode ser ainda mais avançado”, diz Chasey. “Os nossos resultados reforçam os de uma pesquisa da Symantec feita anteriormente, na qual 60% das empresas confirmaram que tinham uma política BYOD, contudo mais de 90% dos empregados reportaram que poderiam utilizar os seus próprios dispositivos no trabalho. Este facto destaca uma lacuna que deve ser superada rapidamente. “
Os resultados refletem um movimento positivo no sentido da adoção de estratégias de mobilidade eficazes. “Num mundo com um número desconcertante de sistemas operacionais e dispositivos, uma abordagem de melhores práticas será abrangente, com tecnologias ‘desenvolver uma única vez’ que podem ser implementadas rapidamente e com flexibilidade em qualquer dispositivo móvel”, diz Chasey.