Entregas Fora de Casa: Escolha a Entrega NÃO Domiciliária!
Se gosta de comprar produtos na Internet, não está sozinho: entre 40% a 60% dos portugueses faz compras online pelo menos uma vez por ano e, segundo o Jornal de Negócios, um quarto dos portugueses faz compras online pelo menos uma vez por semana! Naturalmente, o grande volume de comércio digital registado em Portugal tem um impacto ambiental fortíssimo; mas existe alguma coisa que possamos fazer para melhorar a situação?
Se quer continuar a fazer compras online mas também deseja ajudar o planeta, a resposta passa por escolher a opção de entrega não domiciliária. Neste artigo, vamos descobrir em que consiste este tipo de entrega e quais são as suas principais vantagens.
O que são entregas não domiciliárias?
Entregas não domiciliárias são compras feitas online em que o consumidor opta por enviar os produtos adquiridos para um ponto de recolha próximo da sua morada. Ou seja: em vez de comprar um produto e recebê-lo em casa, o consumidor prefere levantá-lo num ponto de recolha comum próximo de si.
As entregas não domiciliárias são um serviço disponibilizado por cada vez mais comerciantes online, e têm como principal vantagem a sustentabilidade. São principalmente favorecidos por consumidores preocupados com a sua pegada ambiental, mas possuem outros tipos de vantagens.
Entrega NÃO domiciliária: a escolha mais sustentável
O comércio digital veio mudar para sempre a maneira como os portugueses fazem compras. Sabia, por exemplo, que Portugal é um dos países onde mais se fazem entregas de comida em casa? Este significativo volume de negócios tem impactos ambientais preocupantes dentro e fora do nosso país pelas seguintes razões:
1. Entregas ao domicílio requerem embalagens adicionais, o que contribui para um maior desperdício de papel e plástico;
2. Entregas ao domicílio implicam a utilização de dispositivos eletrónicos como computadores ou telemóveis, conduzindo a um maior consumo de energia;
3. Entregas ao domicílio só são possíveis devido à atividade de grandes centros de armazenamento de produtos e servidores, que também conduzem a um maior consumo de energia.
Contudo, o aumento do tráfego rodoviário e as emissões causadas por veículos de transporte de produtos são, de longe, o efeito ambiental mais nefasto associado às entregas ao domicílio.
Entregas não domiciliárias são uma excelente maneira de ajudar o planeta porque contribuem para a redução da emissão de gases provocada pelos complexos sistemas de transporte que conectam comerciantes e consumidores. Como os comerciantes podem enviar os seus produtos para pontos de recolha comum utilizados por vários consumidores em simultâneo, são necessários menos veículos (e quilómetros) para levar um produto desde A até B. Desta forma, as entregas não domiciliárias contribuem para um mundo mais verde e sustentável.
Outras vantagens das entregas não domiciliárias
Para além da sustentabilidade, as entregas não domiciliárias possuem outras vantagens:
Mais conforto
Como as suas embalagens são depositadas num ponto de recolha comum, não precisa de esperar em casa para receber a sua encomenda; em princípio, haverá sempre alguém disponível para a receber no ponto de recolha.
Além disso, pode levantar a sua encomenda a qualquer momento, dependendo apenas da sua disponibilidade.
Apoiar a economia local
Os pontos de recolha para entregas não domiciliárias encontram-se normalmente em estabelecimentos de pequenos comerciantes. Por cada encomenda depositada, estes comerciantes têm direito a uma remuneração ou, no mínimo, a receber clientes novos nas suas lojas. Assim, optar por entregas não domiciliárias é uma forma indireta de apoio à economia local.
Mais segurança
Como as suas encomendas são deixadas num ponto de recolha vigiado (e não apenas no seu quintal, por exemplo), estas encontram-se mais seguras. O risco de roubo ou extravio é consideravelmente inferior.
Mais privacidade
Ao escolher uma entrega não domiciliária, pode optar por não divulgar alguns dos seus dados pessoais com o comerciante online (nomeadamente a sua morada). Assim, as entregas não domiciliárias são uma boa forma de proteger a sua privacidade online.
Onde posso encontrar uma empresa de entregas não domiciliárias?
Se as vantagens das entregas não domiciliárias o deixaram interessado, saiba que pode recorrer a estes serviços com a ajuda de empresas como a InPost. Mais do que um serviço de pontos de recolha (conhecidos como Pontos Pack), a InPost também é responsável por apoiar negócios locais, facilitar envios de encomendas de particulares, e ajudar em devoluções de produtos.
Se tem um pequeno negócio ou estabelecimento físico e deseja juntar-se à InPost na qualidade de Ponto Pack, só precisa de fazer o seguinte:
1. Preencher um pequeno formulário online;
2. Esperar pela resposta da InPost (geralmente via e-mail);
3. Receber o seu número de Ponto Pack.
O comércio digital chegou para ficar e tem um impacto significativo sobre o ambiente. Cabe por isso a cada um de nós, seja na qualidade de comerciantes ou consumidores, aderir a novas formas de vender e comprar produtos online para minimizar a nossa pegada ecológica. Com as entregas não domiciliárias, é possível desfrutar de todas as vantagens do comércio digital sem prejudicar o nosso planeta.