Entrou 2020 decidido a mudar de emprego e perdeu o embalo? Siga estas dicas
Como todas as mudanças difíceis da vida, permanecer comprometido com o processo é a parte mais difícil. Mas não desista. Estas dicas vão ajudá-lo a manter a motivação e a (re)entrar nos eixos.
De acordo com o U.S. News and World Report, mais de 80% das pessoas desistem das resoluções de ano novo até meados de Fevereiro. Isso significa que muitos pessoas já abandonaram o sonho de encontrar um novo emprego que lhes conceda melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou pague mais dinheiro.
Especialmente nesta época do ano, é essencial lembrar que as razões pelas quais escolheu procurar um novo emprego são importantes demais para desistir. Se já está a perder motivação para encontrar um novo emprego, a Forbes fez uma lista com três dicas que vão para ajudá-lo a actualizar sua estratégia e encontrar novas maneiras de se manter motivado.
1. Faça a sua pesquisa offline
É compreensível que haja momentos em que precise de diminuir o esforço que está a dedicar à sua pesquisa de trabalho, mas deve dar prioridade às actividades de procura mais eficazes. Se tiver de escolher entre fazer networking ou pesquisar ofertas de emprego online, deverá escolher o networking.
É natural perguntar se o networking vale a pena, porque além da conveniência de pesquisar online, ver e candidatar-se a uma vaga de emprego oferece gratificação imediata e parece um verdadeiro passo à frente, enquanto o acompanhamento de antigos mentores, chefes e colegas, o deixa com expectativas pouco claras sobre o que pode vir a seguir.
Mas deve ignorar essas dúvidas, porque o networking é a melhor forma de receber referências que o ajudam a destacar-se como candidato ou ter conhecimento de um trabalho que não foi publicado online. Num mundo perfeito, reserve um tempo para networking e pesquisa online, mas se puder fazer apenas um, não há dúvida de qual escolher.
2. Aumente os seus padrões
Sem perceber, pode ter definido os seus padrões de procura de emprego tão baixos, e por isso não está entusiasmado o suficiente com a nova função que procura. Se for este o caso, considere aumentar os critérios de procura de emprego e comece a procurar exclusivamente uma posição sénior ou mais bem paga.
Estranhamente, pode até ter maior sucesso na procura de um cargo mais importante, do que na procura de um emprego que corresponda ao actual. Ser visto como ambicioso e pronto para o próximo passo, faz de si um candidato mais desejável do que quando estava à procura de empregos para os quais parecia ter sido superqualificado.
As empresas querem contratar os melhores talentos e os melhores assumem riscos e apostam em si mesmos. A procura de emprego não é o momento de ser tímido ou menosprezar suas capacidades, porque será preciso coragem para vender o seu potencial.
Antes de interromper totalmente a sua pesquisa, considere reiniciá-la, visando uma oportunidade nova e mais significativa.
3. Crie uma meta secundária
Quando procura emprego, é quase impossível medir o progresso. É preciso tempo para atrair os empregos que deseja e, mesmo quando chega às entrevistas finais, não há como saber se vai conseguir o emprego.
Enquanto isso, a espera pode afectar a sua motivação. É por isso que a maioria dos candidatos a emprego beneficiam em ter um objectivo secundário ao longo do processo, algo mais tangível com o qual pode acompanhar o progresso real.
Os objectivos secundários podem ser coisas como segmentar uma lista específica de pessoas (mentores ou amigos que iniciam negócios) com quem quer criar novas conexões ou procurar novas oportunidades de voluntariado.
É provável que dedique mais tempo à construção de relacionamentos, quando está à procura de emprego, do que em qualquer outro momento da sua vida profissional. Por isso, use essas ocasiões para atingir qualquer objectivo que também exija networking.
Se definir claramente quais são os seus objectivos secundários e como vai avaliar o progresso, é mais provável que fique motivado e veja o valor da sua actividade de pesquisa, mesmo quando ainda não conseguiu o emprego que deseja.