Equipa portuguesa destacou-se em competição mundial muito particular. Conquista duplo primeiro lugar nos Países Baixos
Os Mandarins Brogueira, equipa composta pelos criadores goleganenses José e Gaspar Brogueira, conquistaram no último fim-de-semana dois primeiros lugares e um segundo lugar no Internationale NZC-Show 2024, a mais importante prova técnica dedicada à espécie ornitológica (ramo da zoologia que se dedica ao estudo das aves) diamantes mandarins, realizada em Beusichem, nos Países Baixos.
A competir contra 125 criadores de seis países, num total de 1744 aves a concurso, a equipa submeteu 48 aves do seu plantel, tendo sete acabado premiadas com os lugares cimeiros do pódio: uma equipa de quatro aves (Campeã do Grupo 7), um par (Campeão do Grupo 7) e um macho individual (2.º lugar no Grupo 1, com 94 pontos). Três destas sete aves já tinham conquistado a medalha de ouro no mais recente Campeonato do Mundo, promovido em Talavera de la Reina, Espanha, em Janeiro deste ano.
A consagração surge após duas décadas de actividade e de sete anos de investimento na preparação das aves e de toda a logística associada à avaliação dos juízes reunidos em Beusichem.
Cumulativamente aos resultados agora alcançados, os Mandarins Brogueira são também a única equipa portuguesa dedicada aos diamantes mandarins a acumular nove títulos de Campeão Nacional, um título de Campeão Europeu e seis títulos de Campeão do Mundo.