Equipas motivadas, trabalhadores felizes
Há mais de oito anos à frente da Science4you, empresa 100% portuguesa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos, que tem crescido, em média 100% ao ano, Miguel Pina Martins admite a motivação da equipa tem sido um dos seus principais desafios diários.
Por Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4you
A capacidade para motivar equipas é um dos factores mais importantes para o sucesso de qualquer organização. Existem cinco formas simples e eficazes de aumentar o nível de motivação dos colaboradores, que tento aplicar todos os dias junto das pessoas que trabalham comigo:
1) Agradecer
Não há dúvida de que todos gostamos de ser reconhecidos no sucesso do desempenho das nossas tarefas. Dizer regularmente algo como “muito obrigado, fizeste um bom trabalho” é uma das maiores honras que um líder pode conceder de uma forma simples e rápida aos seus colaboradores. O agradecimento sincero é uma das mais relevantes formas de motivar e envolver as pessoas.
2) Comemorar as vitórias, divertindo-se
É fundamental não nos esquecermos de comemorar, mesmo que seja uma pequena vitória ao longo do ano. Os colaboradores ficam mais motivados ao saberem que a empresa está no caminho certo, que os objetivos traçados estão a ser cumpridos. Todos gostamos de comemorar, e é certo de que se for num ambiente divertido e amigável vai aumentar ainda mais a motivação de todas as pessoas e ajudar também numa maior integração de novos elementos da equipa.
3) Elogiar o esforço:
Está cientificamente provado que as crianças têm mais hipóteses de abraçar tarefas relevantes e desafiadoras no futuro se forem elogiadas pelo seu desempenho – “Esforçaste-te muito nesta tarefa!” ao invés de um elogio pessoal “És muito inteligente!” O mesmo acontece nas empresas, em que o elogio ao esforço do foco e dedicação aumenta a motivação das pessoas. Por vezes, podemos até nem ser bem-sucedidos à primeira, mas o esforço e dedicação deve ser sempre reconhecimento, como factor motivacional.
4) Envolver a equipa com a visão:
Certificar-se de que todos estão envolvidos com a visão e os objectivos da empresa, a longo prazo, é fundamental. O líder tem de ter a capacidade de inspirar o resto da equipa com a visão futura da empresa, mantendo a motivação dos seus colaboradores sempre a um nível bastante elevado. Saber que existem planos de crescimento e expansão geográfica é bastante motivador para os colaboradores que ambicionam crescer também com a organização.
5) Criar um “bom comportamento” viral
O especialista em liderança Ken Blanchard dizia «Intersectar alguém realizando as tarefas correctamente e acentuar o positivo». Os líderes têm a responsabilidade de intersectar os colaboradores que estejam a desempenhar correctamente determinada tarefa, elogiando-o na presença dos outros colaboradores, pondo desta forma a atenção sobre os bons exemplos e, consequentemente, ajudando a criar um ambiente positivo e motivacional junto de todo o grupo.
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