Escolas do Turismo de Portugal já abriram candidaturas

Estão abertas as candidaturas às Escolas do Turismo de Portugal, até 20 de Julho. Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Turismo de Natureza e Aventura, Turismo Cultural e do Património, Hotelaria/ Alojamento e Gestão de Turismo, são alguns dos cursos disponíveis.

 

As Escolas do Turismo de Portugal apostam num programa formativo abrangente, focado no talento das pessoas, no desenvolvimento de soft skills, na inovação e na internacionalização dos profissionais do turismo.

As 12 Escolas da rede do Turismo de Portugal continuam empenhadas na resposta ao aumento crescente da procura por parte de candidatos estrangeiros e no reforço do serviço de apoio às especificidades do Estudante Internacional, sendo que, no último ano, foram 566 os candidatos provenientes de 20 países (destacando-se as candidaturas de Países de Língua Oficial Portuguesa).

Perante os desafios dos últimos meses, as 12 escolas da rede do Turismo de Portugal têm vindo a introduzir mudanças significativas na sua organização e metodologia de formação. Em 2021/2022, as Escolas irão continuar a apostar no processo de transformação digital que vai consolidar as soluções de ensino à distância, a produção de suportes pedagógicos digitais e de apoio ao estudo. A modalidade de ensino online vai continuar a ser uma realidade para todos os cursos de especialização tecnológica, ocupando 15% a 20% da carga horária teórica.

«Para preparar os profissionais do futuro com competências adequadas às exigências do sector do turismo, que acrescentem valor às empresas, que actuem com responsabilidade, ética e sustentabilidade e que assegurem um serviço de qualidade focado nos clientes e no desenvolvimento de experiências únicas, é essencial rever modelos e conteúdos, utilizar a tecnologia e os recursos digitais, mas também, criar projectos colaborativos com outras escolas e outras entidades e, sobretudo, com as comunidades locais e as empresas», lê-se me comunicado.

Neste sentido, as Escolas do Turismo de Portugal procuram dinamizar conteúdos nas áreas do digital, da sustentabilidade, da gestão, do marketing e vendas, novos conteúdos cognitivos nas áreas da análise de dados, do pensamento crítico e analítico e nas áreas colaborativas, gestão das emoções, da ética, da comunicação e relação social, da flexibilidade e adaptabilidade, da criatividade e autoaprendizagem.

Têm, igualmente, vindo a adicionar novos suportes tecnológicos e digitais, como softwares colaborativos, plataformas educativas e suportes digitais a processos de aprendizagem autónoma, mas também, criado parceiras colaborativas com outras escolas e universidades, empresas e as comunidades locais.

Paralelamente, têm vindo a ser introduzidas novas metodologias de educação-formação, com projectos-piloto de aprendizagem baseada em projectos, de aprendizagem experiencial e de aprendizagem integrada, onde a formação deixa de estar focada na transmissão de conhecimento para estar focada na geração de competências através da resolução de situações concretas, do envolvimento em projectos reais, na resolução de questões identificadas nas empresas e nas comunidades.

Estão também em curso projectos-piloto de customização curricular, que procuram dar uma maior liberdade de definição de percursos escolares, em função dos percursos profissionais que cada candidato pretende fazer.

«O novo ano lectivo 2021/2022 será focado na capacitação das equipas, em que se pretende enriquecer a Bolsa de Formadores com mais talento, em que será feito um reforço das parcerias nacionais e internacionais com outros níveis de ensino, e um maior investimento em novos meios e recursos digitais e tecnológicos para consolidar a área de inovação da rede escolar com a dinamização efetiva dos Laboratórios Abertos de Experimentação, reforçando a missão das Escolas do Turismo de Portugal como espaços de inovação territorial de suporte à qualificação das pessoas e à capacitação das empresas do turismo», lê-se em comunicado.

Através da sua rede de 12 escolas, o Turismo de Portugal forma mais de três mil alunos por ano, sendo este um dos pilares da atuação da Autoridade Turística Nacional que contribui, assim, para a competitividade e qualidade do serviço prestado pelas empresas e agentes do sector. No último ano, 93% dos candidatos conseguiu colocação no Curso/Escola da sua primeira opção.

As candidaturas podem ser feitas aqui, através de um processo exclusivamente online e gratuito para alunos nacionais e estrangeiros.

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